Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29285
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Características clínico-epidemiológicas da neurocriptococose em pacientes internados em um hospital de Salvador (Bahia) – Brasil
Autor(es): Silva Júnior, Edenivaldo Cardoso da
Autor(es): Silva Júnior, Edenivaldo Cardoso da
Abstract: Introdução:A Criptococose é uma micose de natureza sistêmica de porta de entrada inalatória causada por fungos do complexo Cryptococcusneoformans. A infecção do sistema nervoso central pelo CryptococcusNeoformans, a neurocriptococose,é a mais frequente infecção fúngica em pacientes com AIDS, e também é a mais comum das complicações secundárias não focais do SNC.Objetivo: O presente estudo objetivou avaliar o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes internados num hospital de referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas na cidade de Salvador, Bahia. Metodologia: Estudo de corte transversal com coleta de dados através da análise de prontuário. Foram incluídospacientes internados no HCM com diagnóstico de neurocriptococose no período de janeiro de 2008 a setembro de 2013.Resultados:Após a avaliação de 138 pacientes para a infecção por Cryptococcusneoformans/gatti, foram envolvidos 66 pacientescom diagnóstico de neurocriptococose. Deles, 74,2% eram do sexo masculino, a média de idade foi de 41,4 anos e 63,6% eram procedentes da capital Salvador.Cinquenta e seis pacientes (84,8%) eram HIV positivos. O tempo médio de diagnóstico de SIDA até a admissão foi de 2,9 anos. O tempo de início dos sintomas da neurocriptococose até a admissão no HCM variou de 1 a 150 dias, com média de 25,3 dias. Cefaleia foi o sintoma mais freqüente, 63 pacientes (95,5%). Vômitos e febre foram identificados em 56,8% e 49,1%. Conclusão: Na população avaliada, a neurocriptocose se manifestou na maioria dos casos como uma meningite subaguda que acomete pacientes de centros urbanos imunocomprometidos, na sua maioria, HIV positivos. O quadro clínico, evolução e perfil laboratorial se mostraram variados.
Palavras-chave: Neurocriptococose
Epidemiologia
Infectologia
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: FMB - UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29285
Data do documento: 11-Abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edenivaldo Cardoso da Silva Júnior.pdf596,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.