Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29251
Tipo: Dissertação
Título: Interação e letramento: interfaces num contexto de educação de jovens e adultos
Autor(es): Santana, Lícia Rosalee Nascimento Moraes de
Autor(es): Santana, Lícia Rosalee Nascimento Moraes de
Abstract: Este trabalho focaliza a construção do letramento em contexto de educação de jovens e adultos (EJA), tomando por base as interações desenvolvidas em duas classes do REAJA – Repensando a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos, programa municipal que implementa a EJA no município de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Como recorte para a discussão sobre letramento, escolheu-se discutir como o gênero textual carta pessoal é tratado no bojo das interações naquelas turmas, ao par da análise de um corpus constituído de 23 cartas produzidas pelos alunos durante o período de observação de aulas. A pesquisa, de cunho etnográfico, consta, portanto, da análise dos enquadres interacionais e das produções de texto das duas classes investigadas. A fundamentação teórica remete aos postulados no campo da Lingüística Aplicada que tratam de interacionismo, gêneros textuais e letramento, particularmente voltados para a perspectiva do ensino de língua escrita e da EJA. O cruzamento dos dados levou à constatação de que as produções escritas dos discentes manifestam indícios da compreensão sobre o gênero em pauta, construída nas interações em sala de aula, o que assinala a inserção da escrita em práticas sociais historicamente situadas, em consonância com a perspectiva ideológica de letramento.
This work shows the construction of the literacy in an adult and youth education context, considering the interactions in two classes of REAJA - Repensando a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos, an educational program that focuses on adult and youth educational needs at Vitória da Conquista, Bahia. For discussing literacy, a textual genre was chosen, the personal letters, whose are analyzed through the interactions between teacher/student and student/student. Besides, a corpus composed by 23 student’s written letters is examined too. Thus the ethnographic research developed reveals that the student’s written productions give some clues of the comprehension of the textual genre studied, constructed on classroom interactions, what corroborates to the ideological literacy model. The assumptions evoked here are based on Applied Linguistic studies of literacy, textual genres and interaction, specially those ones that concentrates in the written language teaching and the adult and youth education.
Palavras-chave: Letramento
Alfabetização de adultos
Educação de adultos
Lingüística aplicada
Escritos de jovens
Ambiente em sala de aula
Interação
Gênero textual
Carta pessoal
Educação de Jovens e Adultos
Literacy
Interaction
Textual genres
Personal letter
Adult and youth education
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29251
Data do documento: 9-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Santana, Licia Rosalee Nascimento Moraes.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.