Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29235
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento na administração pública: estudo do nível de maturidade na Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia - PRODEB
Autor(es): Barreto, Lucas Rosas de Freitas Sá
Autor(es): Barreto, Lucas Rosas de Freitas Sá
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar o nível de maturidade em gestão do conhecimento na Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia – PRODEB. Para tal, foi aplicado o modelo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea intitulado de Instrumento para a Avaliação da Gestão do Conhecimento na Administração Pública – IAGCAP. Por meio de uma pesquisa do tipo survey, utilizando a Escala Likert de 07 posições (36 quesitos), foram obtidos dados que permitiram a análise das seguintes dimensões relacionadas à gestão do conhecimento nas organizações: Liderança em Gestão do Conhecimento (GC), Processo, Pessoas, Tecnologia, Processos de Conhecimento e Aprendizagem e Inovação. Com base nos resultados, foi possível identificar que a PRODEB se encontra no nível denominado Introdutório. Conforme escala utilizada que contém 5 posições, onde o nível máximo é a Maturidade, o nível Introdutório representa a 3ª posição. No que diz respeito à análise da 1ª dimensão (Liderança em GC), a PRODEB demonstrou que possui políticas de proteção da informação e do conhecimento. Na 2ª dimensão (Processo) houve equilíbrio na pontuação em cada ponto considerado. A menor média registrada em uma assertiva, individualmente, foi na 3ª dimensão (Pessoas) relacionada aos aspectos de mentoring, coaching e tutoria. A dimensão mais positiva foi a 4ª (tecnologia). Já na 5ª dimensão (Processos de Conhecimento), mais uma vez, ocorreu um equilíbrio nas médias das respostas dadas aos quesitos. A 6ª dimensão (Aprendizagem e Inovação) sinalizou que a PRODEB reconhece a necessidade e importância da organização ter condições de aprender e inovar. Os resultados demonstram que a PRODEB direciona a maior parte dos seus esforços à área finalística deixando, assim, as áreas Comercial e, principalmente, a Administrativa menos assistidas no que diz respeito à Gestão do Conhecimento. Soma-se a esse fator o elevado turnover (rotatividade de colaboradores), aspecto também identificado na pesquisa, sendo assim, esses são pontos de cautela que podem ocasionar problemas referentes ao clima organizacional. Contudo, esse resultado parece estar relacionado à natureza da organização e ao seu portfólio de serviços. A pesquisa ainda ajuda a diminuir a carência de estudos no que diz respeito à Avaliação de Maturidade em GC em órgãos da esfera Estadual, bem como fornece informações que poderão ser cruzadas com outras pesquisas em estudos futuros.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Nível de maturidade.
Administração pública
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29235
Data do documento: 8-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - LUCAS ROSAS DE FREITAS SÁ BARRETO.pdf3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.