Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29231
Tipo: Dissertação
Título: Experiências traumáticas, transtorno de estresse pós-traumático, impulsividade e comportamentos de risco em estudantes universitários de diferentes áreas acadêmicas
Autor(es): Reis, Gisela Maria Guedes Carneiro
Autor(es): Reis, Gisela Maria Guedes Carneiro
Abstract: Introdução: Estudantes universitários são considerados uma população vulnerável ao adoecimento mental e ao engajamento em comportamentos de risco. Até o momento, não foram encontrados na literatura estudos que examinem presença de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), impulsividade e comportamentos de risco em estudantes universitários, agrupando-os de acordo com suas áreas acadêmicas, o que pode contribuir para uma compreensão mais fidedigna do perfil dessa população. Objetivos: a) Descrever as informações existentes na literatura sobre avaliação de traços de personalidade e/ou temperamento em estudantes universitários; b) Investigar as prevalências de experiências traumáticas, transtorno de estresse pós-traumático, impulsividade e comportamentos de risco em estudantes universitários agrupados em diferentes áreas acadêmicas. Método: A busca dos artigos da revisão de literatura foi realizada através do PubMed, utilizando os seguintes termos: personality, impulsivity, student, college, university. Quanto ao artigo original, de corte transversal, foram avaliados 2.213 estudantes universitários, reunidos em três grupos: área de Ciências Exatas (265 estudantes), área de Ciências da Saúde (508 estudantes) e área de Ciências Humanas (1.440 estudantes). TEPT foi acessado através da PCL-C. A impulsividade foi avaliada através da BIS-11. Investigou-se a exposição a eventos potencialmente traumáticos através do THQ . O uso de substâncias e o engajamento em comportamentos de risco foram acessados através de perguntas do tipo “Sim/Não”. Resultados: Na revisão de literatura, cinco artigos sugeriram a associação entre fatores de personalidade e comportamentos mal-adaptativos. Os resultados do artigo original apontaram que, dentre as três áreas acadêmicas, Ciências Humanas destacou-se como aquela cuja prevalência de estudantes com TEPT e com alta impulsividade foi maior (14,9% e 17%, respectivamente). Conclusão: Estudantes de diferentes áreas de estudo apresentaram prevalências distintas quanto ao diagnóstico de TEPT e níveis de impulsividade. Entretanto, estudantes da área de Ciências Humanas constituem um grupo cuja atenção dos serviços de saúde parece se fazer mais necessária.
Palavras-chave: Evento traumático
TEPT
Impulsividade
Estudante
Universidade
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29231
Data do documento: 8-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - VERSÃO FINAL impressa.pdf5,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.