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Tipo: Dissertação
Título: Rabo de tubarão ou cabeça de sardinha? uma análise do efeito dos pares sobre os alunos da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Motté, Henrique Zardo
Autor(es): Motté, Henrique Zardo
Abstract: Rabo de tubarão ou cabeça de sardinha? É melhor ser o último entre os primeiros ou o primeiro entre os últimos? Até o ano de 2013, para determinados cursos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os alunos classificados no processo de seleção eram separados em duas turmas diferentes. A alocação destes alunos era feita com base na ordem decrescente do desempenho no vestibular, criando, portanto, uma “nota de corte” entre as turmas. Dessa forma, tinha-se estudantes nas proximidades da nota de corte com desempenhos muito semelhantes, mas que, a depender de qual lado do corte estavam, eram alocados em turmas em que os demais alunos tinham maior ou menor nível de habilidade. Esse formato de seleção da universidade possibilitou a utilização da metodologia de regressão descontínua para verificar se a alocação de um aluno em uma turma com estudantes mais habilidosos pode ter efeito sobre seu desempenho ou sobre sua probabilidade de desistir do curso. Para as estimações foram utilizados os estudantes da UFBA entre 2005 e 2013 que ingressaram na universidade por ampla concorrência. As evidências encontradas apontam que, para os alunos que concluíram o curso, ser alocado em uma sala com alunos mais habilidosos reduz em 1,6% o desempenho dos mesmos nos primeiros semestres e em 1,4% o desempenho ao longo do curso. Além disso, ao dividir a amostra por áreas de concentração, observa-se que o efeito sobre os alunos dos cursos de ciências humanas é ainda maior, aproximadamente 3%, enquanto para os alunos de ciências exatas e ciências biológicas e saúde os efeitos estimados não foram estatisticamente significantes. Com relação ao impacto sobre a probabilidade de desistência do curso, encontrou-se que a alocação dos estudantes junto a alunos mais habilidosos, levando em consideração apenas os alunos de humanas, implica em uma redução de cerca de 9% na probabilidade de desistir do curso. É importante ressaltar que esta dissertação consiste no primeiro trabalho sobre peer effects combinando os dados administrativos da Universidade Federal da Bahia e a metodologia de regressão descontínua.
Shark's tail or sardine head? Is it better to be the last among the first or the first among the latter? By the year 2013, for certain courses of the Federal University of Bahia (UFBA), students classified in the selection process were separated into two different classes. The allocation of these students was made based on the decreasing order of performance in the entrance exam, thus creating a cut-off between the classes. Thus, there were students in the vicinity of the cut grade with very similar performances, but depending on which side of the cut they were, were allocated to classes in which the other students had a higher or lower level of ability. This university selection format enabled the use of the regression discontinuity design to verify whether an allocation of the student in a class with more skilled students may have an effect on their performance or their likelihood of dropping out of the course. For the estimations were used the UFBA students between 2005 and 2013 who entered the university by ample competition. The evidence found that for the students who finished the course, to be allocated in a room with more skilled students reduces their performance in the first semesters by 1.6% and by 1.4% the performance during the course. In addition, when dividing the sample by concentration areas, it is observed that the effect on students of the courses of human sciences is even greater, approximately 3%, whereas for the students of exact sciences and biological sciences and health the estimated effects do not were statistically significant. Regarding the impact on the probability of dropping out of the course, it was found that the allocation of students to more skilled students, taking into account only the students of humans, implies a reduction of about 9% in the probability of giving up the course. It is important to emphasize that this dissertation consists of the first work on peer effects combining the administrative data of the Federal University of Bahia and the methodology of discontinuous regression.
Palavras-chave: Efeito dos pares
Ensino superior
Regressão descontínua
Microeconomia
Economia da educação
Universidade Federal da Bahia - Cotas
CNPq: Microeconomia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29182
Data do documento: 4-Abr-2019
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