Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29087
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do tratamento cirúrgico em pacientes pediátricos portadores de epilepsia refratária: revisão sistemática
Autor(es): Moinhos, Guilherme Andrade
Autor(es): Moinhos, Guilherme Andrade
Abstract: Introdução: A epilepsia refratária (ER) ocorre em 25% dos pacientes epiléticos diagnosticados na faixa etária pediátrica sendo portanto uma manifestação frequente em crianças. A terapia medicamentosa é falha nos casos de ER e as abordagens cirúrgicas são o tratamento instaurado apesar de ainda pouco utilizadas. Esta revisão sistemática tem como objetivo avaliar a eficácia das intervenções cirúrgicas disponíveis no tratamento de pacientes pediátricos portadores de epilepsia refratária tendo em vista as repercussões no desenvolvimento cognitivo na faixa etária pediátrica. Métodos: Foram considerados trabalhos publicados entre os anos de 2004 e 2014, sem restrição quanto ao idioma original da publicação desde que esteja disponível uma versão em inglês. Os estudos selecionados para a pesquisa foram buscados no PubMed, Lilacs e Scielo. Excluem-se desta revisão estudos com os formatos de relato de caso, opinião de especialista, experimentação animal e pesquisas in vitro (níveis de evidência 4 e 5). Resultados: Análise de três séries de casos, que respeitaram os critérios de elegibilidade, sobre o prognóstico das intervenções cirúrgicas e comparativo dos achados desta revisão com os de outras revisões sistemáticas de modelo semelhante. A remissão das crises foi avaliada através dos critérios de Engel que avaliam o pós-cirúrgico das cirurgias de epilepsia e sua remissão. Discussão: As abordagens cirúrgicas, desde que bem indicadas para os pacientes, são tratamento eficazes trazendo remissão das crises, opinião compartilhada por todas as séries de casos incluídas. As revisões sistemáticas incluídas para comparação também foram favoráveis à abordagem cirúrgica e concordam nos bons preditores para a cirurgia tais como indicação da cirurgia precocemente, ter localização definida da lesão e indicação em pacientes criteriosamente selecionados. Conclusão: A cirurgia para ER é eficaz e exibe bons prognósticos de remissão das crises. No entanto, a conduta cirúrgica é subutilizada. Faltam estudos mais criteriosos e com amostras maiores para difundir a segurança desta abordagem.
Palavras-chave: Epilepsia
Epilepsia refratária
Intervenção cirúrgica
Criança
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: FMB - UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29087
Data do documento: 1-Abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme Andrade Moinhos.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.