DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Teses de Doutorado (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29012

Title: Análise estratégica da participação do Conselho Nacional na construção da política de saúde no Brasil no período de 2014 a 2017.
Authors: Silva, Berenice Temoteo da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Lima, Isabel Maria Sampaio Oliveira
Keywords: Participação Social;Conselho Nacional de Saúde;Conferência Nacional de Saúde;Política de Saúde;Análise Política
Issue Date: 26-Mar-2019
Abstract: A possibilidade de construir a política de saúde com a imprescindibilidade de diversos atores sociais suscita um cenário permeado por disputas de projetos e interesses consoantes com a conjuntura histórica em que estes atores estão imersos. Neste sentido, o objetivo dessa tese consistiu em analisar a participação do conselho nacional no processo de construção da política de saúde do Brasil no período de 2014 a 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso realizado no Conselho Nacional de Saúde. Para dar sustentação teórica à pesquisa buscou-se articular elementos teóricos e metodológicos de análise de processos políticos propostos por Mário Testa e Carlos Matus. Os resultados dessa tese dão conta da análise a 15ª conferência nacional de saúde, da composição do conselho nacional eleita para o período de 2015/2018, da atuação do conselho nacional na conjuntura de 2014 e 2017 e das abordagens teórico-metodológicas utilizadas nos estudos de conselho e conferência de saúde no Brasil no período de 1990 e 2017. Embora não tenha tido poder suficiente para mudar a correlação de forças que imprimiu mudanças na política de saúde, diante do cenário desfavorável, o conselho nacional constituiu-se num bloco político de resistência e de enfrentamento. A participação do conselho nacional na construção da história da política de saúde resultou num esteio imprescindível ao direito à saúde que está sendo ameaçado pelo projeto de saúde adotado no programa de governo executado pelo Estado brasileiro.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29012
Appears in Collections:Teses de Doutorado (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE VERSÃO FINAL Berenice Temoteo da Silva .2018.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA