Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28992
Tipo: Dissertação
Título: AS COMPETÊNCIAS DE APRENDENTES DE LÍNGUAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL DA UNEAD/UNEB
Autor(es): Brito, Maria José Cerqueira
Autor(es): Brito, Maria José Cerqueira
Abstract: O ensino a distância é visto hoje, principalmente, como um esforço de massificação e interiorização da educação no Brasil. A Licenciatura em Letras Língua Espanhola e suas Literaturas da Unidade Acadêmica de Educação a Distância é um dos cursos ofertados pela Universidade do Estado da Bahia em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, sistema vinculado ao Ministério da Educação. Sendo um curso de formação de professores para atuar na Educação Básica, torna-se importante a proposição de pesquisas que colaborem para uma melhor compreensão dessa modalidade de educação com o intuito de contribuir para novas ofertas de maior qualidade. Sendo assim, a presente pesquisa objetiva identificar como se configuram as competências de aprendentes de Língua Estrangeira na Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia. Para dar conta de alcançar tal objetivo, buscou-se: observar como acontece o processo de ensino-aprendizagem no Ambiente Virtual; analisar a interação e outras atitudes do aprendente nesse espaço e o uso de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências de acordo com as concepções apresentadas pelo projeto do curso; e identificar os novos esforços, atitudes e ações que precisam ser praticados pelos aprendentes de línguas no Moodle. Tendo em vista tais objetivos, utilizou-se a abordagem qualitativa, considerada a mais adequada para atender às especificidades da presente investigação, realizamos, para isso, um estudo de caso e tivemos como participantes da pesquisa os aprendentes do polo presencial de Vitória da Conquista. Para a geração de dados, utilizamos diferentes instrumentos: análise de documentos, questionário e observação online. A perspectiva teórica está embasada na concepção de competências de aprendentes de línguas estabelecida por Almeida Filho (2014), Nascimento (2014), Cunha (2014), Ribeiro (2014) e Ferraço de Paula (2014), além disso, fizemos uso, principalmente, de conceito de autonomia (PAIVA, 2006 e FREIRE, 1996); estilo de aprendizagem (BARROS, 2009; SCHERER, BRITO, 2014; SCHERER, 2005) e motivação (LIEURY, 2010; GUIMARÃES, 2001). O resultado da pesquisa aponta para uma competência teórica que inclua o conhecimento da concepção de língua e de abordagem para aprendê-la assim como o conhecimento das ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e sua funcionalidade pedagógica. Tais saberes, consequentemente, favorecem também o desenvolvimento da competência aplicada, da acadêmica e da competência comunicativa na língua estrangeira.
La enseñanza a distancia es vista hoy día, principalmente, como un esfuerzo de masificación e interiorización de la educación en Brasil. La Licenciatura en Letras Lengua Española y sus Literaturas de la Unidade Acadêmica de Educação a Distância es uno de los cursos ofrecido por la Universidade do Estado da Bahia en colaboración con la Universidade Aberta do Brasil, sistema vinculado al Ministerio de la Educación. Siendo un curso de formación de profesores para actuar en la educación básica, se torna importante la proposición de investigación que colabore para una mejor comprensión de esa modalidad de educación con el objetivo de contribuir para nuevas ofertas de mejor cualidad. Así pues, la presente investigación posee como meta identificar como se configuran las competencias de agentes aprendices de la Lengua Extranjera en la Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia. Para alcanzar el objetivo se buscó: observar como ocurre el proceso de enseñanza-aprendizaje en el ambiente virtual; analizar la interacción y otras actitudes del agente aprendiz en ese espacio y el uso de herramientas que favorezcan el desarrollo de competencias de acuerdo con las concepciones presentadas por el proyecto del curso; e identificar los nuevos esfuerzos actitudes y acciones que necesitan ser practicados por los agentes aprendices de lenguas en el Moodle. Teniendo en cuenta esos objetivos, se utilizó el enfoque cualitativo considerado el más adecuado para atender a las especificidades de esta investigación, realizamos, para eso, un estudio de caso y los participantes de la investigación fueron los agentes aprendices del polo de Vitória da Conquista. Para la generación de datos, utilizamos distintos instrumentos: análisis de documentos, cuestionario, observación online. La perspectiva teórica está basada en la concepción de competencias de agentes aprendices de lenguas establecida por Almeida Filho (2014), Nascimento (2014), Cunha (2014), Ribeiro (2014) y Ferraço de Paula (2014), además, hicimos uso, principalmente, de conceptos de autonomía (PAIVA, 2006 e FREIRE, 1996); Estilo de aprendizaje (BARROS, 2009; SCHERER e BRITO, 2014; SCHERER, 2005) y motivación (LIEURY, 2010; GUIMARÃES, 2001). El resultado de la investigación indica para una competencia teórica de agentes aprendices de lengua en ambientes online constituida por el conocimiento de la concepción de lengua y del enfoque para aprenderla, así como del conocimiento de las herramientas disponibles en el ambiente y su funcionalidad pedagógica. Esos saberes, por consiguiente, favorecen también el desarrollo de la competencia aplicada, de la académica y de la competencia comunicativa en la lengua extranjera.
Palavras-chave: Aprendizagem de línguas
Aprendizagem online
Competência de aprendentes
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28992
Data do documento: 26-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - VERSÃO ENVIADA PARA A BANCA - revisada-SUCA.pdf22,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.