Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28965
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Caracterização geoquímica com indícios paleoambientais de folhelhos da formação pimenteiras, estado do Tocantins, Bacia do Parnaíba, Brasil
Título(s) alternativo(s): Revista do Instituto de Geociências - USP
Autor(es): Zambrano, Eileen Rocío Niño
Oliveira, Olívia Maria Cordeiro de
Ribeiro, Hélio Jorge Portugal Severiano
Autor(es): Zambrano, Eileen Rocío Niño
Oliveira, Olívia Maria Cordeiro de
Ribeiro, Hélio Jorge Portugal Severiano
Abstract: A descoberta de gás natural em depósitos siliciclásticos da Bacia do Parnaíba impulsionou novas pesquisas no intuito de entender o sistema petrolífero, caracterizar intervalos de rocha com potencial gerador de hidrocarbonetos, bem como melhorar a caracterização paleoambiental. Visto que a deposição da principal rocha geradora na Bacia do Parnaíba, a Formação Pimenteiras, ocorreu durante o Devoniano, associada a um evento anóxico global no Frasniano, amostras de folhelhos devonianos foram coletadas em afloramentos da Formação Pimenteiras e analisadas por meio das técnicas geoquímicas de carbono orgânico total, enxofre total, pirólise Rock Eval e isótopos estáveis de carbono. Os resultados obtidos das análises nas 27 amostras de rocha geradora coletadas indicaram que 67% das amostras possuem o teor de carbono orgânico total mínimo requerido para gerar hidrocarbonetos. Cerca de 77% das amostras apresentaram potencial para gerar gás, enquanto os percentuais restantes são os correspondentes às amostras com potencial de gerar óleo ou gás. A temperatura máxima de pirólise sugere imaturidade termal das amostras. A correlação dos dados geoquímicos permitiu reconhecer indícios das variações no paleoambiente deposicional dos afloramentos estudados, provavelmente por inundações marinhas.
Palavras-chave: Formação pimenteiras
Bacia do Parnaíba
Inundação marinha
Geoquímica orgânica
Petróleo
Hidrocarboneto
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28965
Data do documento: Set-2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
document.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.