Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2895
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Contexto e desenvolvimento cognitivo: freqüência à creche e evolução do desenvolvimento mental |
Título(s) alternativo(s): | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Autor(es): | Lordelo, Eulina da Rocha Chalhub, Anderson Almeida Guirra, Raquel Cardoso Carvalho, Cláudio Seal |
Autor(es): | Lordelo, Eulina da Rocha Chalhub, Anderson Almeida Guirra, Raquel Cardoso Carvalho, Cláudio Seal |
Abstract: | Este estudo objetivou avaliar efeitos da experiência de creche no desenvolvimento cognitivo de crianças freqüentando creche, em comparação com crianças que permaneciam em casa, todas de um bairro pobre de Salvador e condições sócio econômicas eqüivalentes. Dois grupos de crianças (18 em creche e 19 em casa), juntamente com suas mães, participaram do estudo. As Escalas Bayley ou WPPSI-R (dependendo da idade da criança) foram aplicadas quatro vezes em 26 meses; subsidiariamente, as mães foram entrevistadas para fornecer uma avaliação do desempenho da criança a partir de seu ponto de vista. Os resultados mostraram que o desenvolvimento cognitivo foi afetado pela renda das famílias e, parcialmente, pela escolaridade materna. Freqüentar a creche não produziu resultados significativos em desempenho cognitivo, enquanto a avaliação materna indicou algumas diferenças entre os dois grupos na primeira avaliação, que desapareceram, na maior parte, na última. Os resultados são parcialmente compatíveis com a literatura, e suas implicações são discutidas. |
Palavras-chave: | Creche efeito de creche desenvolvimento cognitivo |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2895 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
a19v20n2.pdf | 139,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.