DSpace

RI UFBA >
Instituto de Psicologia >
Artigos Publicados em Periódicos (PSI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2895

Title: Contexto e desenvolvimento cognitivo: freqüência à creche e evolução do desenvolvimento mental
Other Titles: Psicologia: Reflexão e Crítica
Authors: Lordelo, Eulina da Rocha
Chalhub, Anderson Almeida
Guirra, Raquel Cardoso
Carvalho, Cláudio Seal
Keywords: Creche;efeito de creche;desenvolvimento cognitivo
Issue Date: 2007
Abstract: Este estudo objetivou avaliar efeitos da experiência de creche no desenvolvimento cognitivo de crianças freqüentando creche, em comparação com crianças que permaneciam em casa, todas de um bairro pobre de Salvador e condições sócio econômicas eqüivalentes. Dois grupos de crianças (18 em creche e 19 em casa), juntamente com suas mães, participaram do estudo. As Escalas Bayley ou WPPSI-R (dependendo da idade da criança) foram aplicadas quatro vezes em 26 meses; subsidiariamente, as mães foram entrevistadas para fornecer uma avaliação do desempenho da criança a partir de seu ponto de vista. Os resultados mostraram que o desenvolvimento cognitivo foi afetado pela renda das famílias e, parcialmente, pela escolaridade materna. Freqüentar a creche não produziu resultados significativos em desempenho cognitivo, enquanto a avaliação materna indicou algumas diferenças entre os dois grupos na primeira avaliação, que desapareceram, na maior parte, na última. Os resultados são parcialmente compatíveis com a literatura, e suas implicações são discutidas.
Description: p. 324-334
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2895
ISSN: 0102-7972
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PSI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
a19v20n2.pdf139.92 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA