Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28910
Tipo: Dissertação
Título: O Uso das TIC na Educação de Irecê: Ciclo de Formação Humana, Ambientes de Tecnologia e o “Faça Você Mesmo”
Autor(es): Cruz Jr, Nelson Rodrigues da
Autor(es): Cruz Jr, Nelson Rodrigues da
Abstract: Este trabalho de mestrado profissional, cujo princípio fundamenta-se em propor uma ação interventiva diretamente no campo de atuação do sujeito/pesquisador, o qual propõe possibilidades de uso das TIC como elemento fundante e estruturante da Proposta Curricular por Ciclo de Formação Humana, levando em consideração a disseminação da cultura do Do It Yourself potencialmente presente no Ambiente de Aprendizagem em Tecnologia da Escola Integral e Integrada José Francisco Nunes. A partir da narração das memórias do sujeito/pesquisador que demonstra sua trajetória e implicação com o tema, principalmente no que diz respeito ao uso das TIC na educação e com o campo de pesquisa estudado e também locus da intervenção a ser proposta aqui, assim o objetivo deste trabalho é contribuir com uma ação interventiva colaborativa utilizando as TIC na perspectiva do Do It Yourself, de forma estruturante e fundante, a partir da compreensão da proposta curricular por Ciclo de Formação Humana e sua relação com os Ambientes de Aprendizagem da Escola José Francisco Nunes. Dessa forma, este trabalho também fundamenta-se no estudo da nova proposta curricular, além de referenciar-se em KRUG, PRETTO, BONILLA, LEVY, CASTELLS entre outros em busca de uma interação conceitual que possibilite compreender a importância da cibercultura e novas tecnologias como estruturante no processo ensino e aprendizagem na contemporaneidade em que entram em cena a cultura do Do It Yourself seguida do movimento maker, fab lab e hackathon e cibercultura. Para que o objetivo se concretizasse, foi necessário explorar memórias e experiências concretizadas e registradas referentes ao uso das TIC na Escola Municipal José Francisco Nunes, compreendendo o uso como um fenômeno a ser estudado em busca de possibilidades de continuidade, em que professores e alunos sejam protagonistas na construção de um conhecimento contextualizado com o cotidiano da comunidade em que a escola está inserida. Assim, conclui-se este trabalho na perspectiva de promover uma remixagem de elementos do Do It Yourself em prol de desenvolver as potencialidades do Ambiente de Aprendizagem em Tecnologia, possibilitando também a criação de Recursos Educacionais Abertos.
This professional work master's, whose principle is to propose an interventional action directly in the field of the subject/researcher, which proposes possibilities for use of ICT as a founding and the structural element of the Proposal Curriculum for Formation Human Cycle, taking into account the spread of culture Do It Yourself potentially presents in the Learning Environment Technology in the Integral and Integrated School José Francisco Nunes. From the narration of the memories of the subject/researcher who demonstrates your trajectory and involvement with the subject, especially with regard to the use of ICT in education and with the search field studied and also locus of intervention to be proposed here, so the aim of this work is to contribute to an action using ICT within collaborative interventions from the perspective of Do It Yourself, so founding and structuring, from the understanding of curriculum proposal for Formation Human Cycle and your relationship with the Learning Environments of the School José Francisco Nunes. Thus, this work is based on the study of new curricular proposal, in addition to referencing in KRUG, PRETTO, BONILLA, LEVY, CASTELLS and others in search of a conceptual interaction that makes it possible to understand the importance of cyberculture and new technologies such as structuring in the teaching/learning process in contemporary times they enter in scene culture Do It Yourself then of the maker movement, fab lab and hackathon and the cyberculture. For that goal happen, it was necessary to explore memories and experiences achieved and recorded for the use of ICT in the Municipal School José Francisco Nunes, including use as a phenomenon to be studied in search of possibilities of continuity, in which teachers and students to be protagonists in the construction of contextualized knowledge with the daily life of the community in which the school is located. Thus, we conclude this work with a view to promote a remix of Do It Yourseff elements for developing the potential of the Technology Learning Environment, enabling the creation of Open Educational Resources.
Palavras-chave: TIC
Currículo
Movimento Maker
Educação Integral e Integrada
CNPq: Tecnologia Educacional
Currículo
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28910
Data do documento: 19-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto de Intervenção - Nelson Rodrigues da Cruz Junior.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.