Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28874
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da relação entre diabetes mellitus tipo 1 e 2, e síndrome metabólica em pacientes portadores de hepatite C: revisão sistemática de literatura
Autor(es): Cotinguiba, Jamile Rodrigues
Autor(es): Cotinguiba, Jamile Rodrigues
Abstract: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: A hepatite C é uma doença silenciosa e grave, causada pelo vírus da hepatite C (HCV), podendo ser assintomática por um longo período de tempo. O vírus por ser hepatotrófico, se replica nos hepatócitos estimulando o estado inflamatório deste órgão e consequente evolução para fibrose, cirrose ou carcinoma hepatocelular (CHC). Estudos sugerem que a presença de HCV induziria o desenvolvimento de diabetes mellitus (DM), associado às condições de síndrome metabólica (SM). OBJETIVOS: Revisão de literatura para avaliar a relação entre DM tipo 1 e 2, e Síndrome Metabólica em pacientes portadores de HCV, se a eliminação do vírus melhora os níveis glicêmicos nestes pacientes, e se há associações com grau de fibrose hepática nos pacientes com DM tipo 1 e 2, e Síndrome Metabólica. MÉTODOS: Foi realizada revisão sistemática nas bases de busca em língua inglesa e portuguesa: PubMed e Scielo. Utilizou-se os descritores: Hepatite C and Diabetes and Metabolic Syndrome and Treatment and glicemic index. Incluíram-se estudos publicados em inglês, espanhol e português, entre 2000 e 2016, disponíveis em texto completo, e estudos retrospectivos que revelam a metodologia de análise que descreve Hepatite C e DM. RESULTADOS: Foram selecionados 13 artigos, que mostraram existir associação entre o HCV e DMT2. Nesta busca foram contempladas evidências atuais que ligam o sucesso do tratamento antiviral e prevenção de DMT2 e suas complicações em pacientes com HCV, assim como é visto que o aumento das taxas de obesidade, DM e doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) nestes pacientes, podem contribuir para o CHC. CONSIDERAÇÕES: Foi amplamente posta em evidência a associação entre a infecção crônica por HCV e DM2, fato que aumenta o risco de morbidades e complicações crônicas do fígado, como o desenvolvimento de fibrose e consequente redução da resposta aos agentes antivirais. Tendo em consideração essas relevâncias, podemos supor que somente o diagnóstico precoce e tratamento da infecção pelo HCV permitem à regressão de manifestações clínicas e complicações.
Palavras-chave: Hepatite C
Síndrome Metabólica
Diabetes Mellitus tipo 1 e 2
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB-UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28874
Data do documento: 18-Mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.