Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28786
Tipo: Dissertação
Título: A inscrição da religiosidade popular em narrativas do ciclo de São Pedro e Jesus
Autor(es): Santos, Vanusa Mascarenhas
Autor(es): Santos, Vanusa Mascarenhas
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise descritiva de um conjunto de textos coletados na oralidade baiana em pesquisa de campo pelo Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular. No entendimento de serem as narrativas orais mecanismos produtores de identidade cultural de grupos que as utilizam como estratégia para a invenção e manutenção de crenças e práticas culturais, este trabalho analisa um corpus constituído de narrativas do ciclo de São Pedro e Jesus, a partir dos preceitos religiosos e das normas de comportamento que elas veiculam e também como estes aspectos repercutem na construção narrativa.
This study presents a descriptive analysis of a set of texts collected in the Baiana orality on a field research by the Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular (Program of Study and Research of the Popular Literature). Considering that the oral narratives are mechanisms producer of cultural identity of groups that use them as a strategy of invention and maintenance of beliefs and cultural practices, this study analyzes a corpus constituted by narratives of the São Pedro and Jesus cycle, from the religious principles and the norms of behavior which are conveyed by them as well as how these aspects reflect upon the narrative construction.
Palavras-chave: Literatura folclórica
Religiosidade
Criação (Literária, artística, etc.)
Literatura oral
Oral Literature
Religiosity
Literary Creation
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28786
Data do documento: 11-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inscrição da religiosidade em narrativas do ciclo de São Pedro e Jesus.pdf855,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.