Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28772
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Programa Universidade Para Todos (UPT): aproximações com o cursinho pré-enem do Governo do Estado da Bahia (2004-2018)
Autor(es): Teixeira, Rosa Helena Ribeiro
Autor(es): Teixeira, Rosa Helena Ribeiro
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de analisar o programa Universidade Para Todos (UPT), curso pré-vestibular/ENEM promovido pelo governo do Estado da Bahia, desde 2004. Para tanto, apresenta-se uma análise do programa sob a ótica dos documentos que o embasam e do que diz a produção acadêmica a respeito do UPT. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, a partir de uma abordagem qualitativa. A pesquisa sobre o Programa foi norteada pela curiosidade em conhecer quais as possíveis contribuições do UPT na vida de jovens de camadas populares de escolas públicas baianas, sendo pertinente investigar os desafios atuais e históricos da educação superior no Brasil, bem como, os cursos pré-vestibulares populares e as discussões sobre juventudes e políticas de democratização da educação superior. Quanto às considerações deste trabalho, o UPT se coloca enquanto uma via possível para jovens negros das camadas populares e estudantes de escolas públicas ingressarem na educação superior, visto que a Educação Básica pública não os prepara para dar continuidade aos estudos após a conclusão do ensino médio. O UPT pode diminuir a probabilidade de esses estudantes permanecerem excluídos da educação superior, muito embora não atenda a demanda de estudantes que desejam ingressar no programa e a literatura pesquisada aponte a necessidade de ajustes na execução do UPT. Por fim, espera-se com este estudo estimular outras produções acerca do UPT, através de um olhar mais específico para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas públicas educacionais focalizadas.
Palavras-chave: Programa Universidade Para Todos
Democratização da educação superior
Juventudes
Cursos pré-vestibulares
Política educacional
Exame Nacional do Ensino Médio
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Colegiado de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28772
Data do documento: 7-Mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.