Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28671
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da influência do resíduo proveniente da produção do dióxido de titânio (MNR) nas propriedades das argamassas de revestimento e na sua capacidade fotocatalítica
Autor(es): Albuquerque, Diana Dayse Mariano de
Autor(es): Albuquerque, Diana Dayse Mariano de
Abstract: Entre os maiores problemas da atualidade estão a intensa produção de resíduos sólidos industriais e a crescente emissão de gases poluentes provenientes de diversos sistemas produtivos, sendo que os óxidos de nitrogênio (NOx) estão entre os agentes que pioram a qualidade do ar. Em virtude disto, os órgãos ambientais exigem critérios rígidos para o correto aproveitamento e disposição dos resíduos e a construção civil está entre as indústrias que apresentam potencial para o reaproveitamento destes, por meio da incorporação a matrizes cimentícias, por exemplo. Neste contexto, o minério não reagido (MNR), resíduo gerado no processo de produção de dióxido de titânio, apresenta um elevado potencial para utilização em argamassas fotocatalíticas, uma vez que o anatásio, uma das principais fases do dióxido de titânio, presente neste resíduo, é responsável por promover tais reações. Assim, o presente estudo busca inserir este resíduo como matéria-prima alternativa na produção de argamassas de revestimento com características fotocatalíticas, atuando na degradação dos NOx e de compostos orgânicos aderidos à superfície. Para isso, o cimento Portland branco, a cal hidratada e a areia foram caracterizados físico-quimicamente, e o MNR foi caracterizado quanto às suas propriedades físicas, químicas, mineralógicas e ambientais. Após a caracterização, foram moldadas argamassas com adições de 5%, 10% e 15% de MNR, em relação à massa do cimento, além de uma amostra de referência (0%) e, em seguida, as mesmas foram avaliadas nos seus estados fresco, endurecido e aplicado, verificando-se, ainda, a capacidade fotocatalítica e a durabilidade, no tocante ao ataque por sulfatos. Observou-se que o MNR apresenta grande potencial para incorporação a argamassas de revestimento, apresentando resultados satisfatórios dentro dos requisitos normativos vigentes, apresentando, também, considerável atividade fotocatalítica, degradando o NOx (principal poluente atmosférico), e sem apresentar problemas de durabilidade provenientes de reações expansivas das reações com sulfatos.
Palavras-chave: Argamassas de revestimento
Fotocatálise
Dióxido de Titânio
Minério não reagido (MNR)
Argamassas fotocatalíticas
CNPq: Engenharia Civil
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Engenharia Civil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28671
Data do documento: 21-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - Diana Albuquerque.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.