Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28558
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas
Autor(es): Santos, Láisa Naiane Cruz Dos
Autor(es): Santos, Láisa Naiane Cruz Dos
Abstract: Este estudo discute a espetacularização da fotografia Selfie, em situações perigosas, e as relações com o Consumo e a Identidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, partindo de procedimentos de coleta na Internet e bibliográficos para fundamentar a análise pretendida. A democratização dos aparelhos tecnológicos e a sua evolução, proporcionaram um novo comportamento do indivíduo que além de espectador, tornou-se produtor de imagens. A produção imagética nas Redes Sociais possibilita uma forma de Comunicação Espetacularizada, na qual o sujeito, movido pela ideia da ‘necessidade em ser visto,’ permite o cenário da efemeridade das imagens, o vínculo com a ideia mercadológica do consumo e da fluidez da identidade. Para essa análise, selecionamos quantitativamente as matérias relacionadas à busca no Google por ‘Selfies Perigosas’, em seguida, a partir dessas matérias, selecionamos as 10 fotos que se repetiam sobre essa temática, por fim, observamos os países que realizaram ações educativas e proibitivas sobre a criação das Selfies, em uma pesquisa quali-quantitativa. A ‘Selfie Perigosa’ é abordada como forma de expressão máxima de espetacularização deste indivíduo, imerso na Sociedade do Espetáculo, com base no consumo. A manutenção da audiência para essas imagens impulsionam a sua repetição em série, pela busca do inovador movimentando a lógica mercadológica e da busca por uma identidade falsa no espetáculo. Esta ‘Teia de Comunicação’ envolvida pelos flashs e os melhores ‘filtros’ de edição de imagem, expõe as Selfies Perigosas como uma das formas de expressão imagética em cena.
Palavras-chave: Consumo
Sociedade do espetáculo
Fotografia
Redes Sociais
Selfies
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28558
Data do documento: 7-Fev-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Láisa Naiane (FINAL).pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.