Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28462
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Revisitando o campo: autocrítica de uma antropóloga feminista
Autor(es): Sardenberg, Cecilia M.B.
Autor(es): Sardenberg, Cecilia M.B.
Abstract: Refletir sobre os desafios postos para a produção de conhecimento na perspectiva da Antropologia Feminista, a partir de um exercício de autocrítica. Em especial, proponho-me a revisitar minhas diferentes vivências e experiências no trabalho de campo, ao longo dos meus quase 40 anos como autodenominada antropóloga feminista, agora, é claro, com um novo olhar –o da maturidade–. Para tanto, apoio-me nos princípios das epistemologias feministas perspectivistas, procurando identificar e analisar de que forma e em que medida as intersecções de gênero, raça, etnia, classe, geração e sexualidade, dentre outras, dentro dos contextos etnográficos distintos no tempo e no espaço em que atuei, demarcaram minha posicionalidade e persona no campo, promovendo –ou delimitando– meus encontros (ou desencontros) com meus interlocutores e interlocutoras na produção de um conhecimento que se quer antropológico e feminista. Neste exercício, revisito, assim, três momentos da minha trajetória: a) trabalhando na década de 1970 como assistente numa pesquisa com comunidades de origem portuguesa na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América; b) atuando, nos anos 1980, como documentadora em um projeto voltado para jovens da periferia de Salvador, Bahia; e c) desenvolvendo pesquisa de campo nos anos 1990 com antigas operárias e operários da indústria têxtil baiana num contexto de trabalho engajado. Por fim, com base nessas reflexões autocríticas, procuro destacar alguns pontos que considero centrais para se pensar a construção de uma etnografia feminista na contemporaneidade.
Palavras-chave: Antropologia reflexiva
Gênero, interseccionalidades e etnografia
Etnografia feminista
Antropologia feminista
Feminismo
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Revista Mora
Citação: Sardenberg, Cecilia, ‘Revisitando o campo: autocrítica de uma antropóloga feminista. Revista Mora. Universidad de Buenos Ayres, v.20, p.137-166, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28462
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Revisitando o campo - Mora.pdf273,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.