Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28414
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O corte e o tempo: Uma análise da montagem de filmes de found footage e dos padrões criativos na edição de U.F.O. Abduction, A bruxa de Blair e V/H/S
Autor(es): Lima, Flavia Elisa Trindade
Autor(es): Lima, Flavia Elisa Trindade
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade promover um estudo sobre o processo criativo da montagem, baseado na análise comparativa dos filmes de found footage U.F.O. Abduction, A bruxa de Blair e V/H/S. A análise proposta faz uma breve revisão histórica da crítica e da censura de imagens de violência e tabus, do horror, da montagem e do found footage, como também reúne teorias que propõem um entendimento sobre o processo criativo repetitivo e a originalidade na montagem de filmes com mais de dez anos de diferença entre suas produções. Dentre os autores referidos para a identificação de um padrão repetitivo, relação de nostalgia ou outra afetividade imagética, estão Bruno Latour, Adam Lowe (2010); Noël Carroll (1999); Kirby Ferguson (2016); David Kekeres (2016); Rodrigo Carreiro (2013); Théodore Flournoy através de Thiago Nilo Santos (2013); Ernst Hans Gombrich através de Jacques Aumont (2012) e Vincent Amiel (2011).
Palavras-chave: Processo criativo
Originalidade
Montagem
Horror
Found footage
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28414
Data do documento: 16-Jan-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Corte e o tempo - Flávia Lima.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O Corte e o tempo - Flávia Lima.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.