DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Dissertações de Mestrado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28094

Title: 'Com-versações curriculantes' em contexto de cibercultura: itinerâncias formativas de professores experienciadas numa Ong de educação.
Authors: Olivatto, Bruno Leonardo Calmon de Siqueira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Macedo, Roberto Sidnei
Keywords: Professores - Formação;Currículos;Cibercultura;Multirreferencialidade;Tecnologia educacional
Issue Date: 5-Dec-2018
Abstract: Esse estudo aborda as itinerâncias formativas de professores da Escola Básica participantes do curso 'Pedagogias da Conexão: a docência em contexto de interatividade online' realizada por uma ONG de Educação. Objetiva compreender como as interações mediadas nesse espaço estabelecem-se como experiências cotidianas formativas; bem como analisar os sentidos e significados que os professores participantes atribuem às dinâmicas enquanto processos curriculantes. Parte do pressuposto de que a cibercultura traz uma potencialidade ampliada de com-versação pelo digital em rede, ao permitir formas hipertextuais de narrativas. As abordagens teórico-metodológicas inspiram-se na perspectiva epistemológica da multirreferencialidade (ARDOINO, 1996) e dos atos de currículo (MACEDO, 2010). O campo de pesquisa foi realizado no Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica/CEAP, Organização Não-Governamental sediada em Salvador-BA. Conclui-se com o processo de organização conceitual para análise duas noções centrais: 'multirreferencialidade na formação docente' e 'itinerâncias formativas ciberculturais emancipacionistas'.
ABSTRACT This study addresses the formative itineraries of Basic School teachers participating in the course 'Pedagogias da Conexão: teaching in an onlineinteractivity context'carried out by an Education NGO. It aims to understand how the interactions mediated in this space are established as everyday formative experiences; as well as analyzing the meanings and meanings that the participating teachers attribute to the dynamics as curriculum processes. It is based on the assumption that cyberculture brings the potential of broader digital networking by allowing hypertextual narrative forms. The theoretical-methodological approaches are inspired by the epistemological perspective of multireferentiality (ARDOINO, 1996) and curriculum acts (MACEDO,2010). The field of research was carried out at the Center for Studies and Pedagogical Assistance / CEAP, Non-Governmental Organization based in SalvadorBahia. It concludes with the process of conceptual organization to analyze two central notions: 'multireferentiality in teacher training' and 'emancipationist cyberculture formative itineraries'.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28094
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado - Bruno leonardo Calmon de Siqueira Olivatto.pdf4.88 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA