Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28094
Tipo: Dissertação
Título: 'Com-versações curriculantes' em contexto de cibercultura: itinerâncias formativas de professores experienciadas numa Ong de educação.
Autor(es): Olivatto, Bruno Leonardo Calmon de Siqueira
Autor(es): Olivatto, Bruno Leonardo Calmon de Siqueira
Abstract: Esse estudo aborda as itinerâncias formativas de professores da Escola Básica participantes do curso 'Pedagogias da Conexão: a docência em contexto de interatividade online' realizada por uma ONG de Educação. Objetiva compreender como as interações mediadas nesse espaço estabelecem-se como experiências cotidianas formativas; bem como analisar os sentidos e significados que os professores participantes atribuem às dinâmicas enquanto processos curriculantes. Parte do pressuposto de que a cibercultura traz uma potencialidade ampliada de com-versação pelo digital em rede, ao permitir formas hipertextuais de narrativas. As abordagens teórico-metodológicas inspiram-se na perspectiva epistemológica da multirreferencialidade (ARDOINO, 1996) e dos atos de currículo (MACEDO, 2010). O campo de pesquisa foi realizado no Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica/CEAP, Organização Não-Governamental sediada em Salvador-BA. Conclui-se com o processo de organização conceitual para análise duas noções centrais: 'multirreferencialidade na formação docente' e 'itinerâncias formativas ciberculturais emancipacionistas'.
ABSTRACT This study addresses the formative itineraries of Basic School teachers participating in the course 'Pedagogias da Conexão: teaching in an onlineinteractivity context'carried out by an Education NGO. It aims to understand how the interactions mediated in this space are established as everyday formative experiences; as well as analyzing the meanings and meanings that the participating teachers attribute to the dynamics as curriculum processes. It is based on the assumption that cyberculture brings the potential of broader digital networking by allowing hypertextual narrative forms. The theoretical-methodological approaches are inspired by the epistemological perspective of multireferentiality (ARDOINO, 1996) and curriculum acts (MACEDO,2010). The field of research was carried out at the Center for Studies and Pedagogical Assistance / CEAP, Non-Governmental Organization based in SalvadorBahia. It concludes with the process of conceptual organization to analyze two central notions: 'multireferentiality in teacher training' and 'emancipationist cyberculture formative itineraries'.
Palavras-chave: Professores - Formação
Currículos
Cibercultura
Multirreferencialidade
Tecnologia educacional
CNPq: Educação
Currículo
Tecnologia educacional
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28094
Data do documento: 5-Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - Bruno leonardo Calmon de Siqueira Olivatto.pdf4,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.