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Tipo: Tese
Título: ESCREVIVENDO CIÊNCIAS NA ESCOLA - TÓPICOS SOBRE O ENSINOAPRENDIZAGEM DA ESCRITA EM CONTEXTO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO
Autor(es): BEZERRA, RAQUEL NERY LIMA
Autor(es): BEZERRA, RAQUEL NERY LIMA
Abstract: Este trabalho, teoricamente apoiado no sociointeracionismo discursivo (BAKHTIN, 2011; BRONCKART, 2012), objetivou descrever e analisar em perspectiva qualitativa corpora obtidos em contextos comunicativos relativos à vulgarização científica e ao ensino de ciências naturais na Educação Básica, com o fim de descrever os processos de textualização de conceitos científicos na produção do gênero epistolar. O primeiro corpus, cartas escritas por crianças e jovens participantes da exposição Os segredos dos meteoritos”, evento de popularização da ciência (outubro de 2009), foi analisado a partir da noção de tipos de discurso, conforme proposto por Bronckart (2012), Dolz e Schneuwly (2004), abordando o contexto de sua produção pela noção de interdisciplinaridade (MACHADO, N., 2005; MORIN, 2000); discurso expositivo e linguagem dos objetos (MENESES, 2013); transposição didática e recontextualização. (MARANDINO, 2013) O segundo corpus, formado por cartas de alunos de Ensino Médio do segmento Educação de Jovens e Adultos, resulta da atuação de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto PIBID-UFBA Linguagem e Educação numa escola da rede estadual de ensino do município de Salvador (BA) durante o ano de 2013, em projeto didático fundado sobre o princípio da interdisciplinaridade, integrando o letramento científico ao ensino de leitura e de expressão escrita pelos gêneros textuais. Para análise desse segundo corpus manteve-se o procedimento de descrição da arquitetura interna dos textos através da categoria tipos de discurso. Na análise e descrição desses textos sustentam-se as seguintes proposições: primeiro, o desenvolvimento de capacidades de expressão escrita (bem como o da compreensão leitora) pode ser objetivado em projetos didáticos em que o ensino da língua portuguesa se articule ao de outras disciplinas, de modo que a reflexão metalinguística da aula de português assuma novos significados, possivelmente superando a endogenia típica da escrita escolar; segundo, o ensino dos gêneros textuais deve considerar a possibilidade de explorar os tipos de discurso, sequências intermediárias a que correspondem rotas cognitivas já empregadas pelos sujeitos nas situações de interação linguística em que atuam. Acreditamos que pelo manejo consciente dessas sequências os agentes de discurso podem desenvolver os esquemas de utilização dos gêneros textuais, que invariavelmente são formados pela articulação, de complexidade variável, desses segmentos.
This paper theoretically supported in the discursive social-interactionism (BAKHTIN, 2011; BRONCKART, 2012), aimed to describe and analyze in qualitative perspective corpora obtained in communicative contexts related to popularizing science and teaching of natural sciences in basic education, in order to describe the textualisation processes of scientific concepts in the production of the epistolary genre. The first corpus, letters written by children and young participants of the exhibition The secrets of meteorites, science popularization event (October 2009), was analyzed from the notion of types of speech, as proposed by Bronckart (2012) Dolz & Schneuwly (2004), addressing the context of their production by interdisciplinary concept (MACHADO, N., 2005; MORIN, 2000); expository speech and language objects (MENESES, 2013); didactic transposition and recontextualization (MARANDINO, 2013). The second corpus, consisting of letters of high school students of the Youth and Adult Education segment, results from the action of initiation scholarship to teaching of the Language and Education, a PIBID-UFBA subproject, in a school of the state system education in the city of Salvador (BA) during the year 2013 in educational project founded on the principle of interdisciplinary, integrating scientific literacy and teaching of reading and written expression by genres. For analysis of this second corpus remained the description of procedure of the internal architecture of the texts by category types of speech. In the analysis and description of these texts are underpinned by the following propositions: first, the development of written expression skills (as well as reading comprehension) can be objectified in educational projects in which the Portuguese language teaching is linked to other disciplines, so that the metalinguistic reflection Portuguese lesson assume new meanings, possibly surpassing the typical endogeny of the school writing; second, the teaching of genres should consider the possibly of exploring the types of discourse, intermediate sequences corresponding to cognitive routes already employed by the subjects in situations of linguistic interaction in which they operate. We believe that the conscious management of these sequences the speech agents can develop the schemes of use genres textual, which are invariably formed by the articulation of varying complexity, these segments.
Ce document théoriquement pris en charge dans l'social-interactionnisme discursive (BAKHTINE, 2011; BRONCKART, 2012), avait pour but de décrire et d'analyser en perspective qualitative corpora obtenue dans des communicative contextes liés à la popularisation de la science et de l'enseignement des sciences naturelles dans l'éducation de base, afin de décrire la processus de textualisation de concepts scientifiques dans la production du genre épistolaire. Le premier corpus, des lettres écrites par les enfants et les jeunes participants de l'exposition Les secrets de météorites, événement de vulgarisation scientifique (octobre 2009), a été analysé à partir de la notion de types de discours, tel que proposé par Bronckart (2012) Dolz et Schneuwly (2004), aborder le contexte de leur production par notion interdisciplinaire (MACHADO, N., 2005; MORIN, 2000); la parole et du langage déclaratif objets (MENESES, 2013); transposition didactique et recontextualisation (MARANDINO, 2013). Le second corpus, composé de lettres d'étudiants du segment jeunesse et l'éducation des adultes scolaires élevés, résulte de l'action de l'initiation bourse pour l'enseignement de la Langue et de l'éducation, PIBID-UFBA sous-projet, dans un scolaire du le système scolaire de l'État dans la ville de Salvador (BA) au cours de l'année 2013 dans le projet éducatif fondé sur le principe de interdisciplinaire, intégrant l'enseignement de la culture scientifique à la lecture et l'expression écrite par genres. Pour l'analyse de cette deuxième corpus restée la description de la procédure de l'architecture interne des textes par catégorie types de discours. Dans l'analyse et la description de ces textes sont soutenus par les propositions suivantes: d'abord, le développement des compétences d'expression écrite (ainsi que la compréhension en lecture) peuvent être objectivés dans des projets éducatifs dans lequel l'enseignement de la langue portugaise est lié à d'autres disciplines, de sorte que la réflexion métalinguistique de leçon portugaise assumer de nouvelles significations, éventuellement surpassant l’endogénie typique de écrit de l'école; deuxièmement, l'enseignement des genres devrait envisager d'explorer les types de discours, des séquences intermédiaires correspondant aux routes cognitives déjà employées par les sujets dans des situations d'interaction linguistique dans lequel elles opèrent. Nous croyons que la gestion consciente de ces séquences les agents de la parole peut développer régimes de utilisation des genres, qui sont invariablement formés par l'articulation de complexité variable, ces segments.
Palavras-chave: Gêneros textuais
Tipos de discurso
Letramento científico
Interdisciplinaridade
Iniciação à docência
Ensino-aprendizagem de língua materna
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28086
Data do documento: 3-Dez-2018
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