Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28058
Tipo: Dissertação
Título: RENOVAÇÃO MUSICAL DA CENA ALTERNATIVA BAIANA: AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DOS GRUPOS BAIANA SYSTEM, CASCADURA E OPANIJÉ NAS REDES SOCIAIS (2010-2013).
Autor(es): Reis, Larissa Ribeiro
Autor(es): Reis, Larissa Ribeiro
Abstract: Este trabalho de investigação se dedica a um panorama da cena musical alternativa de Salvador, na Bahia, a partir da segunda década dos anos 2000. Neste recorte são discutidos aspectos referentes a música, socialidade, representação, distinção e cultura digital na cena musical alternativa de Salvador com base nas estratégias de comunicação e mercado dos grupos Baiana System, Cascadura e Opanijé através dos sites de redes sociais. A pesquisa visa a detectar os novos padrões de comportamento e a dinâmica desta cena, a partir da compreensão dos artistas e sua atuação, como influenciadores, na produção e difusão de informação sobre um tipo de música que é reflexo do cenário cultural transversalizado, que ganha visibilidade por estar em congruência com o conjunto de valores da contemporaneidade. Para isto, analisamos as formas de interação com os diversos atores e a criação de laços mediados pela tecnologia enfatizando a formação do capital social, da proxemia e dos afetos conforme discutido na noção de neotribos colocada pela obra de Michel Maffesoli (1998). Com base nas entrevistas e análise dos posts dos grupos em suas redes sociais foram criadas categorias que apontaram indicativos de que as mudanças de comportamento da cena musical local acompanharam transformações de questões culturais, econômicas, políticas, tecnológicas e teve os músicos como principais influenciadores. O estudo permitiu também justificar a relevância do período do recorte para a música local.
Palavras-chave: Música Pop
Cultura Digital
Redes Sociais
Cena Alternativa
Salvador
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC - UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28058
Data do documento: 29-Nov-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação LarissaReis.pdf10,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.