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Title: Jornalismo de moda, cultura e sociedade: comportamento, corpo e expressão na revista Elle Brasil (2013-2018)
Authors: Alves, Larissa Molina
???metadata.dc.contributor.advisor???: Cidreira, Renata Pitombo
Keywords: Moda;Cultura;Jornalismo;Comportamento;Corpo;Identidade
Issue Date: 19-Nov-2018
Abstract: A pesquisa buscou identificar como o jornalismo de moda demonstra as relações entre comportamento, corpo e expressão identitária. Entendemos a moda enquanto um fenômeno cultural e parte dos processos comunicacionais e da mídia, que funciona como alguns dos materiais onde são representados hábitos, valores e comportamentos da sociedade. Assim, promovemos a partir de uma orientação interdisciplinar, uma articulação entre alguns estudos da cultura, identidade, moda, corpo, comunicação e jornalismo. A partir da análise do conteúdo de edições veiculadas entre 2013 a 2018 da revista Elle Brasil, observamos como a publicação demonstra a busca por um estilo próprio associado a um ideal de luxo, a representação da brasilidade dentro de um contexto de mundialização, bem como efetuou mudanças em sua linha-editorial por conta das mudanças nos hábitos de consumo, integrando questões advindas das demandas sociais como a diversidade e as possíveis rupturas com os padrões de beleza corporal, a liberação das expressões de gênero e da feminilidade, a união da moda com a arte, afetividade e tecnologia. Observamos principalmente como essas questões pertencem as nuances da cultura com a identidade, da expressão corporal, do vestuário e da composição da aparência nas tramas sociais. Deste modo, buscamos na revista material para interpretação da sociedade e suas práticas, bem como sua atuação na representação da cultura e na discussão do que julga ser contemporâneo e modos de viver o presente.
The research aimed to identify how fashion journalism demonstrates the connections between behavior, body and identity expression. We understand fashion as a cultural phenomena and part of media and communicational process, that works as one of the materials in which are represented habits, values and behaviors of society. Thus from an interdisciplinary orientation, we have promoted an articulation between some culture, identity, fashion, body, communication and journalism studies. From the content analysis of editions of Elle Brasil magazine published between 2013 and 2018, we have observed how the publishing demonstrates the search for an own style associated with an ideal of luxury and the representation of brazilianness in a globalization context, as well as it has changed on its editorial due to the changes on consumerism habits, integrating issues from social demands as the diversity and possible rupture with body beauty patterns, the liberation of gender expressions and femininity, the union of fashion and art, affectivity and technology. We have observed mostly how these issues belong to the culture nuances with the identity, the body expression, the clothing and the appearance composing on the social plot. That way we have searched on the magazine material for interpretation of society and its practices as well as its acting on culture representation, on the discussion of what it claims to be contemporaneous and ways of living the present.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27984
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