Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27942
Tipo: Dissertação
Título: Metodologia para mapeamento das perdas em um processo de fundição, com aplicação da Escala Likert e da Lógica fuzzy
Autor(es): Santino, Carine Nogueira
Autor(es): Santino, Carine Nogueira
Abstract: As constantes mudanças ocorridas em um processo industrial são consequências das demandas da sociedade. Os surgimentos de novas demandas requisitam esforços para que a indústria se mantenha com competitividade. A redução das falhas e o controle de custos são uns dos requisitos que possibilitam a permanência sustentável da indústria em um mercado. Torna-se então, emergente a necessidade de aprimorar os processos com: redefinição das atividades de baixa eficiência; identificação das falhas na tarefa, e redução das perdas no processo. O presente trabalho foi baseado em um estudo de caso em uma indústria de grande porte do setor metalúrgico brasileiro, com produção de ferroligas. Esta pesquisa apresenta o mapeamento das perdas de um processo de fundição, com a avaliação das variáveis que influem na principal perda (perda crítica). Para alcançar tal objetivo, a metodologia do trabalho foi dividida em cinco etapas: análise do processo geral; coleta de dados; análise do sistema operacional; desenvolvimento do modelo e validação dos resultados. Essa metodologia combina ferramentas da qualidade como o mapeamento e o diagrama de causa e efeito, com ferramentas da estatística e da área computacional como a escala Likert e a lógica fuzzy. Por fim, os resultados apresentaram significativa importância, uma vez que, permitiram identificar as variáveis críticas que contribuem para ocorrência da falha na tarefa, e que, consequentemente, ocasionam as perdas no processo estudado.
Palavras-chave: ferroligas
análise da tarefa
perdas de processo
análise da falha
CNPq: Engenharias
Engenharia de produção
Engenharia de processo
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Engenharia Industrial (PEI)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27942
Data do documento: 7-Nov-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PEI)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.