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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma análise dos projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Públicas do Estado da Bahia
Autor(es): Guimarães, Isac Pimentel
Gomes, Sônia Maria da Silva
Slomski, Vilma Geni
Silva, Antonio Carlos Ribeiro da
Oliveira, Marcelo Rocha
Autor(es): Guimarães, Isac Pimentel
Gomes, Sônia Maria da Silva
Slomski, Vilma Geni
Silva, Antonio Carlos Ribeiro da
Oliveira, Marcelo Rocha
Abstract: Na busca de transformação, as Instituições de Ensino Superior (IES) planejam e realizam ações que viabilizam o processo de qualificação do ensino público. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos cursos de Ciências Contábeis das IES públicas da Bahia, à luz dos princípios que norteiam o projeto pedagógico (Igualdade, Qualidade, Gestão Democrática, Liberdade e Valorização do Magistério), uma vez que estão atrelados a uma construção coletiva e de revisão contínua do processo ensino-aprendizagem. Com efeito, para dar conta de atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo qualitativo-descritiva. O método escolhido foi a análise documental dos PPP de cinco IES Públicas do Estado da Bahia (UEFS, UNEB, UFBA, UESC e UESB), pela qual se constatou que, ao se delinearem os critérios para a elaboração do PPP, as IES apresentaram projetos pouco condizentes com a realidade das comunidades envolvidas, apesar de estarem alinhadas aos princípios norteadores do projeto pedagógico. Isso evidencia uma dicotomia entre o que está escrito e a prática de ensino nos cursos de Ciências Contábeis. Com efeito, conclui-se que os projetos pedagógicos da IES baianas apresentam fragilidades no que se concerne à contemplação plena das disciplinas na matriz curricular, porquanto deveriam estar alinhadas à principal ênfase do curso, possuindo em seu elenco disciplinas voltadas para realidade das IES.
Palavras-chave: Projetos Político-Pedagógicos (PPP)
Ciências Contábeis
IES públicas da Bahia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Revista Brasileira de Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27924
Data do documento: 2009
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