Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27852
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da estrutura genética de populações da poliqueta Laeonereis Acuta de três estuários da Baía de Todos os Santos, BA
Autor(es): Balbi, Bruno
Autor(es): Balbi, Bruno
Abstract: A diversidade genética é a variedade de alelos e genótipos presentes no grupo sob estudo (populações, espécies ou grupos de espécies). Dessa forma, uma população habitando um local contaminado, estando assim sujeita a uma pressão seletiva, pode desenvolver uma elevada resistência em comparação com populações habitando locais não ou menos contaminados. Consequentemente, o desenvolvimento de resistência pode estar atrelado a uma diminuição geral do polimorfismo intrapopulacional. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a estrutura genética de populações de Laeonereis acuta em três sistemas estuarinos da Baía de Todos os Santos (Subaé, Paraguaçu e Jaguaripe), BA; Avaliar o grau de polimorfismo nas populações estudadas e testar a hipótese de que a população do estuário do rio Subaé é menos polimórfica em relação às outras populações estudadas devido ao seu alto grau de contaminação por metais pesados. Indivíduos da espécie L. acuta das populações dos estuários dos rios Subaé, Paraguaçu e Jaguaripe foram coletados nos pontos mais internos destes. A região do DNA ribossomal que compreende o 18S parcial, ITS-1, 5.8S, ITS-2 e 28S parcial, destes indivíduos foi amplificada e sequenciada. As análises foram feitas através dos testes de distância genética, Frequência de alelos, Análise de Variação Molecular (AMOVA), Análise Fst e Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Os resultados encontrados indicam que as três populações possuem baixos níveis de polimorfirsmo, sendo que a população que apresentou a menor variabilidade genética foi a do estuário do Rio Paraguaçu, refutando a hipótese do trabalho de que a população que apresentaria os menores valores de variabilidade genética seria a do estuário do rio Subaé, devido aos altos níveis de contaminação inorgânica no sedimento e relação aos outros estuários. Estudos apontam que a variação da salinidade exerce uma forte influência na estrutura populacional e taxas de sobrevivência das espécies bentônicas, bem como sendo a causa de doenças em ostras e responsável pelo declínio de populações de espécies estuarinas. Uma possível explicação para este resultado seria a presença da barragem de Pedra do Cavalo no estuário do rio Paraguaçu, que afeta o regime hidrográfico e altera o gradiente de salinidade ao longo da região. Estudos futuros relacionados com a vazão de água doce nos principais tributários da BTS e com a dispersão larval da espécie L. acuta, bem como a utilização de outros marcadores moleculares como RAPD e microsatélites são essenciais para esclarecer possíveis questões quanto ao impacto causado pelos agentes antrópicos nestes sistemas.
Palavras-chave: Laeonereis acuta
ITS
Génetica de populações
Estuário
CNPq: Oceanografia Biológica
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27852
Data do documento: 26-Out-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Oceanografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Bruno_Balbi.pdf682,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.