Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27846
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dinâmica populacional de esponjas do gênero cinachyrella de uma região entremarés em condições de clima tropical úmido
Autor(es): Santos, Monique de Jesus
Autor(es): Santos, Monique de Jesus
Abstract: A região entremarés é caracterizada como altamente estressante para a biota residente, pois está sujeita a uma variação constante de diversos fatores ambientais. Porém, mesmo com a pressão exercida por todos esses fatores, essa é uma região densamente ocupada por diferentes organismos, adaptados para viver em tal ambiente. O espaço é um fator limitante e de extrema importância para a colonização e o desenvolvimento de organismos sésseis tais como as esponjas (filo Porifera). Apesar de serem comuns no entremarés, a influência dos fatores bióticos e abióticos na dinâmica populacional delas ainda não é totalmente compreendida. O objetivo deste trabalho foi avaliar se a densidade de esponjas do gênero Cinachyrella é influenciada pela cobertura de uma macroalga competidora e/ou fatores abióticos (precipitação, fotoperíodo, maré, umidade e temperatura do ar). A área de estudo foi a Praia da Pituba, em Salvador, Bahia, onde duas das espécies existentes no Brasil ocorrem em simpatria- Cinachyrella apion e C. alloclada. Considerando-se que tais espécies são indistinguíveis visivelmente em campo e por acreditarmos que apresentem características biológicas semelhantes, nesse estudo analisamos populações de Cinachyrella sem ênfase a nível específico. O trabalho foi desenvolvido no nível mesolitoral (entremarés), que fica desprotegido no período de baixar-mar, sendo local de grande abundância dessas esponjas e das macroalgas Ulva. As coletas de dados foram mensais, em um período de 18 meses. Também avaliamos se o diâmetro do corpo da esponja influencia na produção de brotos. Os nossos resultados mostram que existe uma relação significativa e negativa entre a cobertura de Ulva spp. e a densidade de Cinachyrella spp. ao longo do tempo. O fotoperíodo se relaciona de forma significativa e negativa com a densidade da Cinachyrella spp., já a precipitação e umidade agem de maneira inversa. Para os outros fatores estudados (temperatura do ar e variação de maré), não encontramos relação. Por fim, observamos que quanto maior a esponja maior é o número de brotos produzidos. Destarte, os resultados indicam que o fator biótico – cobertura do competidor – juntamente com fatores físicos, são os responsáveis pela variação observada na densidade de Cinachyrella spp. da área estudada.
Palavras-chave: Oceano Atlântico Sul
Porifera
Variação temporal
Fatores abióticos
Ulva
CNPq: Oceanografia Biológica
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27846
Data do documento: 26-Out-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Oceanografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Monique_Jesus_Santos.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.