Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27823
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo dos efeitos da Barragem e Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo sobre a produção pesqueira em Maragogipe – BA: etnoecologia e controle de desembarque como ferramentas metodológicas
Autor(es): Brito, Marina Pessoa Felzemburgh
Autor(es): Brito, Marina Pessoa Felzemburgh
Abstract: A pesca é uma atividade praticada ao longo de todo o litoral brasileiro, sendo que Maragogipe destaca-se como um dos maiores produtores do estado da Bahia. No entanto, a região na qual o município está situado – o Baixo Paraguaçu - está sujeita a possíveis alterações ambientais provenientes de grandes empreendimentos, como a implantação da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo e indústrias de construção naval e de exploração de petróleo. Assim, este trabalho objetiva avaliar se existe alguma relação entre a produção pesqueira de Maragogipe e a Barragem e Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo, através de entrevistas com pescadores e marisqueiras locais e de séries de dados de produção pesqueira de fontes oficiais. A população ligada diretamente à pesca em Maragogipe tem entre 23 e 85 anos, sendo a média etária de 45 anos. O grau de escolaridade é baixo, tendo a maioria apenas o grau primário concluído. A renda mensal geralmente é inferior a um salário mínimo, sendo de R$195 a média. A frota pesqueira de Maragogipe é composta principalmente por canoas, com pouquíssimas embarcações de outros tipos. As artes de pesca são bastante diversificadas, mas predominam as redes e as artes manuais. As espécies-alvo são o camarão para os homens e os mariscos para as mulheres. O comércio é feito por meio de atravessadores, que compram dos pescadores para revender aos comerciantes e consumidores finais. Muitos entrevistados declararam estar havendo redução na pesca, apontando como principais causas a Barragem Pedra do Cavalo e a pesca predatória, principalmente a pesca com bomba e com as redinhas. Porém, oficialmente a produção pesqueira aumentou ao longo do tempo. Este aumento foi estatisticamente significativo, existindo uma correlação positiva entre a produção pesqueira e a vazão da Barragem. Desta forma, este trabalho aponta para a discrepância entre os dados oficiais de desembarque pesqueiro e as observações das populações locais, devendo ser realizados estudos mais aprofundados de modo a obter resultados mais conclusivos.
Palavras-chave: Pesca
Etnoecologia
Barragem
Pedra do Cavalo
Maragogipe
CNPq: Oceanografia Biológica
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27823
Data do documento: 25-Out-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Oceanografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Marina_Pessoa.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.