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Title: Memorial Acadêmico
Authors: Pereira, Adrian Estrela
???metadata.dc.contributor.advisor???: Konopleva, Ekaterina
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Trindade, Brasilena Gottschall Pinto
Keywords: Música Afro-brasileira;Piano;Ritmos de Matriz Africana;Ijexá;Cabila;Vassi
Issue Date: 25-Oct-2018
Abstract: A música brasileira teve em sua formação enorme influência da música africana devido ao regime escravagista vigente na época do Brasil colonial. Chegando ao Brasil, alguns povos de diferentes regiões e culturas que viviam na África se uniram e criaram novas formas de convivência e cultos religiosos para conciliar as necessidades de cada povo. Nesse cenário, aliada à cultura de origem europeia trazida pelos colonizadores, começou a se desenvolver o que hoje compreendemos como música brasileira. Neste contexto, o objetivo geral desse trabalho é apresentar algumas possibilidades de aplicação dos ritmos ijexá, cabila, barravento e vassi ao piano. Derivado deste, apresentam-se três objetivos específicos: 1) familiarizar-se com a clave do ijexá, do cabila, do barravento e do vassi como a guia que rege e organiza toda a estrutura rítmica desses toques; 2) estudar os padrões rítmicos, executados pelos instrumentos tradicionais de Candomblé: gã, agogô, rum, rumpi e lé; 3) apresentar uma serie de exercícios de treinamento rítmico sem uso do instrumento (piano) e exercícios de treinamento ao piano, elaborados a partir dos princípios de UPB e dos padrões rítmicos de ijexá, cabila, barravento e vassi. A pesquisa de caráter bibliográfico foi baseada em: Leite (2017); Mauleón (2005), Meneses (2014), Cardoso (2006) e Becker (2014), entre outros. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para o estudo da música de matriz africana e, ao mesmo tempo, sinalizar novas possibilidades interpretativas do piano no contexto da cultura popular brasileira.
Brazilian music had in its formation enormous influence of the African music due to the slave regime in the Brazilian colonial period. Arriving in Brazil, some people from different regions and cultures who lived in Africa came together and created new forms of living and religious cults. In this scenario, allied to the culture of European of the colonizers, began to develop what we now understand as Brazilian music. In this context, the general objective of this work is to present some possibilities of applying the rhythms ijexá, cabila, barravento and vassi to piano. Derived from this, three specific objectives are presented: 1) to become familiar with the key of Ijexá, cabila, barravento and vassi as the guide that governs and organizes the whole rhythmic structure of these touches; 2) to study the rhythmic patterns, executed by the traditional candomblé instruments: gã, agogô, caxixi, rumpi e lé; 3) present a series of rhythmic training exercises without instrument (piano) and piano training exercises, elaborated from UPB principles and rhythmic patterns of these four rhythms. This work, of bibliographic research, was based on: Leite (2017); Mauleón (2005), Meneses (2014), Cardoso (2006) and Becker (2014), among others. We hope that this work can contribute to the study of African-based music and, at the same time, to show new possibilities of piano interpretation in the context of Brazilian popular music.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27813
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