DSpace

RI UFBA >
Escola de Enfermagem >
Artigos Publicados em Periódicos (Enfermagem) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2781

Title: Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica
Other Titles: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Authors: Fernandes, Josicelia Dumet
Xavier, Iara de Moraes
Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas
Bianco, Maria Helena Cappo
Maeda, Dirce
Rodrigues, Michele V. de C.
Keywords: Currículo;Enfermagem;Educação em Enfermagem;Educação baseada em competências;Curriculum;Nursing;Nursing education;Competence-based education;Enfermería;Educacion en enfermeria;Educación basada en competencias
Issue Date: Dec-2005
Abstract: O presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.
Description: P. 443-449.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2781
ISSN: 0080-6234
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (Enfermagem)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
10.pdf43.61 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA