Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27759
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Produção de significações do espaço e sociabilidade em um café artesanal de Salvador
Autor(es): Fantinel, Letícia Dias
Cavedon, Neusa Rolita
Fischer, Tânia Maria Diederichs
Autor(es): Fantinel, Letícia Dias
Cavedon, Neusa Rolita
Fischer, Tânia Maria Diederichs
Abstract: O presente artigo busca compreender a produção dos significados do espaço organizacional a partir dos modos de sociabilidade contemporâneos que se desenvolvem em um café artesanal na cidade de Salvador. No referencial sobre sociabilidade urbana, fizemos uso de Simmel (2006) e Frúgoli (2007), entre outros. Para as referências sobre espaço, recorremos, além de outros autores, a Santos (1982) e Serpa (2008). Dentro de Estudos Organizacionais, referenciamos, entre outros, Cavedon et al (2007) e Chanlat (2004); sobre organizações artesanais, utilizamos referências de Sennet (2009) e Fischer (2011). Em termos metodológicos, foi desenvolvido um estudo etnográfico, no qual se adotou como técnica de coleta o uso de diários de campo, a observação sistemática e participante e entrevistas. O texto mostra significações a partir de sociabilidades que se constroem em um movimento que concebe, simultaneamente, proximidade e distanciamento, evidenciando o café como elo entre os indivíduos, por meio do consumo. Tais elementos levam a novas formas de pensar a gestão desse tipo de organização, por meio da compreensão das práticas do cotidiano organizacional.
Palavras-chave: Espaço
Sociabilidade
Artesanato
Significado
Cafés
Salvador
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27759
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção de Significações do Espaço e Sociabilidade em um Café Artesanal de Salvador.pdf136,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.