Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27748
Tipo: Dissertação
Título: A controvérsia sobre seleção de grupos e a “conversão” de Edward O. Wilson: movimentos e contra-movimentos de uma polêmica atual
Autor(es): Assunção, Lívia Maria Santos
Autor(es): Assunção, Lívia Maria Santos
Abstract: Desde a publicação do On The Origin of Species, em 1859, o nível de organização biológica no qual seleção natural opera tem sido discutido por biólogos evolutivos e filósofos da biologia. A ideia de que a seleção natural poderia agir em diferentes hierarquias biológicas, especificamente no nível dos indivíduos e no nível dos grupos de indivíduos, foi proposta inicialmente por Charles Darwin. No entanto, Darwin argumentou que a seleção entre grupos poderia funcionar apenas em alguns casos, como a evolução da moralidade em seres humanos e a formação do sistema de castas em himenópteros. Após esta publicação, a seleção do grupo foi intensamente discutida por autores, tais como Peter Kropotkin (1902) e Vero Copner Wynne-Edwards (1962) que defendiam que o grupo deveria ser entendido como principal o alvo de seleção. No entanto, a partir de meados da década de 1960, a teoria da seleção de grupo começou a ser amplamente rejeitada. Neste debate, uma das grandes figuras que se opôs à teoria da seleção de grupo foi o biólogo Edward O. Wilson. Ele começou a estar diretamente envolvido no debate sobre as forças da evolução social desde a publicação do livro Sociobiology, em 1975. Durante décadas, Wilson se opôs à ideia de seleção de grupo como base teórica para explicar a evolução do comportamento social. No entanto, com a publicação de Rethinking the Theoretical Foundations of Sociobiology (2007) com a colaboração de David Sloan Wilson – um renomado adepto da teoria da seleção de grupos – Wilson demonstrou mudar seu posicionamento. Esta mudança foi mantida em publicações subsequentes, como o artigo de 2010 escrito com Martin A. Nowak e Corina E. Tarnita, onde os autores não apenas defendem a seleção do grupo, mas também criticaram a teoria da seleção de parentesco. Esta investigação visa analisar a suposta conversão de Edward O. Wilson em relação ao uso da teoria da seleção de grupo desde seus primeiros trabalhos a respeito do tema, até suas publicações atuais. Para tanto, foi realizada uma análise acerca de suas obras que discutem a seleção de grupo, a evolução do altruísmo, a evolução da socialidade e temas correlatos.
Palavras-chave: Sociobiologia
Seleção de grupo
Seleção em múltiplos níveis
Seleção de parentes
Altruísmo
CNPq: História da Biologia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27748
Data do documento: 19-Out-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Lívia Maria Santos Assunção.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.