Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27684
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo preliminar da ocorrência do molusco ANOMALOCARDIA BRASILIANA (Gmelin, 1791) no Canal do Madeiro, município de Salinas da Margarida, BA
Autor(es): Santos, Luana Bonfim
Autor(es): Santos, Luana Bonfim
Abstract: Este trabalho tem como objetivo avaliar a ocorrência do molusco bivalve Anomalocardia brasiliana no canal de maré da localidade do Madeiro, situado no Município de Salinas da Margarida-BA. Para tanto, foi necessária a obtenção de dados biométricos e de parâmetros abióticos. Esta espécie apresenta uma ampla ocorrência ao redor do globo, sendo predominante em regiões mais protegidas da ação de ondas e correntes, vivendo enterrada em substratos arenosos e arenolodosos. No município de Salinas da Margarida, este bivalve desempenha um importante papel ecológico e socioeconômico, constituindo-se como uma das principais fontes de renda e de subsistência para muitas famílias locais. As coletas de molusco e de sedimento foram realizadas em dois períodos (ago/2011 e mar/2012), sendo escolhidos 20 pontos de amostragem. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório (LEPETRO/NEA/IGEO/UFBA) para a realização das etapas analíticas, nas matrizes de biota e de sedimento, através de métodos validados. Foram analisados nos moluscos: tamanho (largura, altura, comprimento), biomassa, rendimento e densidade populacional; e nos sedimentos: pH, Eh, salinidade, condutividade, matéria orgânica, nutrientes (N, P, K, CaCO3) e granulometria. Os resultados mostraram correlação entre os parâmetros abióticos e a ocorrência do molusco. No período seco os resultados obtidos evidenciaram maior influência da atividade de mariscagem, sendo registrado que o comprimento médio dos organismos apresentou-se abaixo do valor recomendado para captura.
Palavras-chave: Molusco bivalve
Salinas da Margarida
Anomalocardia brasiliana
CNPq: Oceanografia Biológica
País: brasil
Sigla da Instituição: IGEO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27684
Data do documento: 11-Out-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Oceanografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Luana_Santos.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.