Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2757
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Redes, associativismo e cultura política em uma sociedade globalizada: novas atitudes da classe empresarial na Bahia
Título(s) alternativo(s): Caderno CRH
Autor(es): Baiardi, Amílcar
Laniado, Ruthy Nadia
Autor(es): Baiardi, Amílcar
Laniado, Ruthy Nadia
Abstract: Uma sociedade globalizada cria novos padrões de conduta social relativos à economia e à vida coletiva. Isso requer uma contínua fusão entre valores culturais tradicionais e novos. Lidando com as atividades econômicas, políticas e sociais, os atores se vêem diante da contínua renovação de percepções, de valores e de modos de ação coletiva necessários para reestruturar amplamente as atividades sociais e econômicas. Na sociedade baiana, houve um esforço significativo para entender a relevância das mudanças provocadas pela economia globalizada, o que levou diferentes estratos de empresários locais a reformarem sua estratégia associativa. Eles organizaram redes voltadas para incrementar a participação de grupos de interesses, para elevar a sua capacidade de interferir na economia e para lidar localmente com as pressões concorrenciais do capital global. Este trabalho analisa os fatores dinâmicos que se tornaram fontes de mobilização para que empresários baianos formassem redes, tais como recursos materiais, mudanças em atitudes e co-operação.
Palavras-chave: redes
sociedade globalizada
cultura política
economia regional
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2757
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCRH-2006-77 S.pdf133,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.