Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27484
Tipo: Tese
Título: Parintins cidade ritual: boi-bumbá, performance e espetacularidade
Autor(es): Biriba, Ricardo Barreto
Autor(es): Biriba, Ricardo Barreto
Abstract: Parintins CIDADE RITUAL: BOI-BUMBÁ PERFORMANCE E ESPETACULARIDADE, concentrado na linha temática Matrizes Culturais na Cena Contemporânea do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro e Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia trata dos processos de transformação ocorridos nos Bois- Bumbás de Parintins, Amazonas. Estes Grupos incorporaram novas tecnologias desenvolvidas por artistas locais, como recursos cênicos para as suas apresentações, que foram intensificadas com a criação do Festival Folclórico no ano de 1965. Situado na investigação de questões relativas a estudos etnocenológicos sobre a linguagem cênica dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso enquanto fenômenos da cultura amazônica; discute a transculturação, a performance e o ritual enquanto processos dialógicos, entre os valores culturais locais, o imaginário indígena e as novas tecnologias na cena espetacular do Festival Folclórico de Parintins, e, como este interfere na construção da identidade cultural parintinense; contribui para estudos das formas cênicas, métodos e processos criativos de manifestações da cultura brasileira com perfil étnico. Este trabalho traz também para o âmbito acadêmico das artes, estudos a partir de análises dos métodos e dos processos criativos e das linguagens que compõem as cenas dessas manifestações com foco de atenção situado na condição de um espetáculo-ritual-performático e suas relações que se estabelecem entre o artista, a obra de arte e o público.
Parintins Ritual City: Boi-bumbá, Perfomance and Spectacularity concentrated on the themattic line culltural matrixes on the comtemporary scene of the doctorate cource for the Post Graduation Program in Scenic Arts at the Theater School and Dance School at Bahia Federal University deals with the processes of transformation occurred on the Bois-Bumbás of Parintins, Amazon. These groups have incorporated new technologies developed by local artists, as scenic resources to their presentations, that were intensified with the creation of the Folk Festival in 1965. Situated in the investigation of issues related to ethnocenological studies about the scenic language for Bois-Bumbás Garantido and Caprichoso as Amazonic culture phenomena. It discusses the transcultural and transformation processes, performance and ritual, as dialogic processes, among the local cultural values, the indian imaginary and the new technologies on the spectacular scene of the Parintins Folk Festival and as it interferes on the Parintinian cultural identity construction. It contributes to the studies of the scenic forms, methods and creative processes of manifestations with the ethnical profile of the Brazilian Culture. This work also brings to the arts academic extent studies starting from the analysis of the methods and creative processes and of styles that compose the scenes of the manifestation focusing on the condition of the performing ritual spectacle and its relations that are established among the artist, the work of art and the public.
Palavras-chave: Cultura popular - Parintins (AM)
Bumba-meu-boi - Parintins (AM)
Performance (Arte)
Folguedos folclóricos - Parintins (AM)
Etnocenologia
Artes cênicas - Aspectos sociais
Ethnocenology
Performing arts - Social aspects
Performance art
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27484
Data do documento: 24-Set-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Ricardo Barreto Biriba - Parintins cidade Ritual.pdf36,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.