Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27478
Tipo: Dissertação
Título: Fotonovela Digital – um projeto de Letramento –
Autor(es): Frascolla, Anna
Autor(es): Frascolla, Anna
Abstract: O presente trabalho é uma dissertação, sob o formato de memorial, no qual a docente analisa de forma crítica e reflexiva a sua formação intelectual e profissional e discorre sobre a origem e a aplicação do projeto de intervenção “Fotonovela Digital – um projeto de Letramento”, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, sob a orientação da Professora Doutora Simone Bueno Borges da Silva. O referido projeto consiste na produção de uma fotonovela digital (vídeo) que retrata, através de fotos, legendas e músicas, a narrativa produzida pelos alunos do 8º ano, turma C, da Escola Municipal Luíza Mahim, localizada no bairro da Boca do Rio. Nesse sentido, os alunos realizaram um conjunto de atividades envolvendo a leitura e produção de textos narrativos, na perspectiva do letramento. A aplicação do projeto foi utilizada como objeto de pesquisa, instrumento pedagógico e material para análise dos alunos e do fazer docente. Assim, objetivou-se tornar possível a formação da docente e dos seus alunos, por meio do desenvolvimento das atividades, que compõem o projeto, e das reflexões feitas a partir do diálogo estabelecido entre a sua execução e os textos teóricos estudados ao longo do curso. A aplicação do projeto propiciou a valorização da produção escrita dos alunos, a ampliação da habilidade em trabalhar em grupo, a ampliação de repertório cultural dos estudantes, além da elevação da autoestima dos alunos da escola pública, contribuindo para o seu empoderamento. O trabalho realizado possibilitou também a aprendizagem significativa dos alunos por meio da leitura, da escrita e da ressignificação de textos conhecidos pelos alunos, de modo a ampliar as experiências de leitura dos alunos e uma melhor compreensão da docente em relação a práticas de escrita e leitura que ocorrem no espaço escolar. O percurso metodológico escolhido foi a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. O aporte teórico e metodológico adotado foi Bortoni-Ricardo (2015), Freire (1987 e 1989), Kleiman (2005 e 2007), Schneuwly (2004), Solé (1998), Souza (2011 e 2012), Street (2010), Tfouni (2010), dentre outros.
The present work is a dissertation, in the form of a memorial, in which the teacher analyzes in a critical and reflexive way his intellectual and professional formation and discusses the origin and the application of the intervention project "Fotonovela Digital - a Literacy project", developed in the context of the Professional Master's Degree in Literature, under the guidance of Professor Simone Bueno Borges da Silva. The project consists of the production of a digital phototape (video) that portrays, through photos, subtitles and songs, the narrative produced by the students of the 8th grade, group C, of the Luíza Mahim Municipal School, located in Boca do Rio neighborhood. In this sense, the students performed a set of activities involving the reading and production of narrative texts, in the perspective of literacy. The application of the project was used as an object of research, pedagogical instrument and material for student analysis and teacher making. Thus, the objective was to make possible the formation of the teacher and his students, through the development of the activities that make up the project, and of the reflections made from the dialogue established between its execution and the theoretical texts studied throughout the course. The application of the project led to the valorization of the students’ written production, the increase in the ability to work in groups, the expansion of students' cultural repertoire, and the elevation of the self-esteem of public school students, contributing to their empowerment. The work carried out also enabled the students to learn meaningfully through reading, writing and re-signifying texts known by the students, in order to broaden the students' reading experiences and a better understanding of the teacher regarding writing and reading practices that occur in the school space. The methodology chosen was the qualitative research of an ethnographic nature. The theoretical and methodological input was Bortoni-Ricardo (2015), Freire (1987 and 1989), Kleiman (2005 and 2007), Schneuwly (2004), Solé (1998), Souza (2011 and 2012), Street (2010), Tfouni (2010), among others.
Palavras-chave: Projeto de Letramento
Etnografia
Ensino público
Fotonovela digital
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Metrado Profissional em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27478
Data do documento: 24-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.