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Tipo: Dissertação
Título: Através do espelho: o portal do professor de português língua estrangeira/ língua não materna (PPPLE) sob uma ótica pluricêntrica e intercultural
Autor(es): Reis, Luana Moreira
Autor(es): Reis, Luana Moreira
Abstract: As necessidades geradas pelo atual contexto de projeção da língua portuguesa, infelizmente, não têm sido acompanhadas por uma produção científica que se amplie na mesma velocidade. O mercado editorial de livros didáticos para o ensino de língua portuguesa, como língua estrangeira e/ou segunda língua (PLE-PL2), apresenta uma lacuna no que diz respeito a suprir a necessidade dos aprendizes de desenvolver competências múltiplas para estabelecer relações significativas com pessoas de outras línguas-culturas. Entre as iniciativas que têm sido desenvolvidas, com o objetivo de auxiliar os professores e aprendizes de PLE-PL2, o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/ Língua Não Materna (PPPLE) apresenta o diferencial de oferecer unidades didáticas que levam em consideração as diferentes variedades linguísticoculturais da língua portuguesa. Em face deste contexto, é relevante uma investigação sobre o modo como é entendida a concepção de língua e cultura bem como as implicações dessa compreensão para o processo de ensino-aprendizagem de PLE-PL2. É importante também observar a proposta do PPPLE de gestão multilateral e internacional da língua portuguesa, que reforça uma visão do português como língua pluricêntrica, partilhada por diferentes países e comunidades com normas específicas para cada contexto. Nesta pesquisa, de base qualitativo-interpretativista e caráter exploratório, objetivamos analisar o PPPLE, buscando verificar suas potencialidades e fragilidades, investigar suas contribuições para a compreensão de uma visão diferenciada de língua e de ensino e os eventuais benefícios para o processo de formação de professores que atuam no contexto de ensino-aprendizagem de PLE-PL2. Pretendemos evidenciar de que maneira as unidades didáticas desenvolvidas pelo Portal se articulam com os princípios teórico-metodológicos propostos, permitindo repensar ações, posicionamentos e referenciais teóricos no que se refere à gestão e ao ensinoaprendizagem de língua portuguesa em contextos de LE e/ou L2.
The needs generated by the current context of the Portuguese projection, unfortunately, have not been accompanied by a scientific production that expand at the same rate. The publishing of textbooks for Portuguese language teaching as a foreign language and / or second language (PFL-PSL) has a gap with regard to supplying the needs of learners to develop multiple competencies in order to establish meaningful relationships with people from other language-cultures. Among the initiatives that have been developed in order to help teachers and learners of PFL-PSL, the online platform Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/ Língua Não Materna (PPPLE) has a differential aspect by offering teaching lessons that takes into account the linguistic and cultural varieties of Portuguese. Given this context, an investigation is relevant on how language and culture conceptions are understood, and the implications of this understanding to the process of teaching and learning PFL-PSL. It is also important to note the proposal of the PPPLE of a multilateral and international management of Portuguese language that reinforces a view of Portuguese as a pluricentric language, shared by different countries and communities with specific rules for each context. In this qualitativeinterpretative research of exploratory data analysis, we aimed to analyze the PPPLE seeking to verify its strengths and weaknesses, investigate its contributions to the understanding of a different point of view about language and education and its potential benefits to the process of training teachers who work in the context of teaching and learning PFL-PSL. This paper examines how teaching lessons developed by the platform articulate with the proposed theoretical and methodological principles, allowing us to rethink actions, positions and theoretical frameworks regarding the management of Portuguese and the process of teaching and learning in PFL and / or PSL contexts.
Palavras-chave: Interculturalidade
Ensinoaprendizagem de línguas
Português LE-L2
Língua Pluricêntrica
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27367
Data do documento: 14-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

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