Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27349
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de espanhol como língua estrangeira para fins profissionais: desafios na Escola de Administração da UFBA
Autor(es): Rodrigues, Luana Ferreira
Autor(es): Rodrigues, Luana Ferreira
Abstract: Partindo de minha vivência docente no curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Bahia (UFBA), esta dissertação investigou os componentes curriculares de língua espanhola, ofertados pelo Instituto de Letras da UFBA aos secretários executivos em formação, procurando compreender sua possível adequação aos interesses dos estudantes. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar quais devem ser as premissas para a elaboração de componentes curriculares de língua espanhola, voltados para fins específicos, embora se tenha preferido falar em fins profissionais, visto que todo ensino-aprendizagem de línguas possui propósitos específicos. O aporte teórico sobre ensino de línguas para fins profissionais teve base nos estudos de autores como Hutchinson e Waters (1987), Robinson (1980) Kennedy e Bolitho (1984), Strevens, (1988), Robinson (1991), Dudley-Evans e John (1998) e Aguirre Beltrán (1998). Os documentos oficiais, como as Leis no 6.556/78 e 7.377/85, a Resolução no 3/06/2005 das Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Político-Pedagógico do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFBA, serviram para a descrição do perfil do profissional em formação. A análise dos documentos foi utilizada na triangulação com os componentes curriculares de língua espanhola do referido curso, foco principal da pesquisa. Portanto, esta dissertação de mestrado apresenta uma análise dos documentos supracitados, apontando como resultado a importância de se produzirem os componentes curriculares de língua espanhola para fins profissionais a partir das necessidades e perfis de seus aprendizes, o que não ocorreu com no curso que serviu como o contexto para a pesquisa.
A partir de mi experiencia docente en el curso de Secretariado Ejecutivo Bilingüe de la Universidad Federal de Bahía (UFBA), esta memoria de master investigó los componentes curriculares de lengua española, ofrecidos por el Instituto de Letras de la UFBA a los secretarios ejecutivos en formación, buscando comprender su posible adecuación a los intereses de los estudiantes. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo ha sido analizar cuáles deben ser los requisitos previos para el desarrollo del plan de estudios de los componentes curriculares de lengua española, orientado para fines específicos, aunque haya preferido hablar de fines profesionales, ya que toda enseñanza-aprendizaje de lenguas tiene propósitos específicos. El aporte teórico acerca de la enseñanza de lenguas para fines específicos se basó en estudios de autores como Hutchinson y Waters (1987), Robinson (1980) Kennedy y Bolitho (1984), Strevens (1988), Robinson (1991), Dudley-Evans y John (1998) y Aguirre Beltrán (1998). Los documentos oficiales, incluyendo las leyes no 6.556/78 y 7.377/85, la Resolución no 06/03/2005 de las Directrices Curriculares Nacionales y el Proyecto Político Pedagógico del curso de Secretariado Bilingüe de la Universidad Federal de Bahía, sirvieron para describir el perfil de estos profesionales en formación. Se utilizó el análisis de los documentos en la triangulación con los componentes del plan de estudios de lengua española ofrecidos al referido curso, foco principal de la investigación. Por lo tanto, esta memoria presenta un análisis de estos documentos, señalando como resultado la importancia de la producción de componentes curriculares de lengua española para fines profesionales a partir de las necesidades y perfiles de sus aprendices, lo que no ocurrió en el curso que sirvió como contexto de la investigación.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de espanhol
Fins Profissionais
Secretariado Executivo
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27349
Data do documento: 13-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA FERREIRA RODRIGUES.pdf970,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.