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Title: Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará
Authors: Leal, Eleonora Ferreira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Coutinho, Denise Maria Barreto
Keywords: Dança – Estudo e ensino;Dança – Processo colaborativo;Experimentação em dança;Processo Criativo Colaborativo;Dispositivo;Artes Cênicas;Collaborative Creative Process;Experimentation in Dance;Device;Performing Arts
Issue Date: 11-Sep-2018
Abstract: Esta pesquisa tem como ponto de partida epistemo-metodológico a etnopesquisa. Como o foco é a prática exercida pelos professores de dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA, conjunto do qual faço parte, insiro-me aqui na tentativa de realizar uma autoetnografia, complementada com um Estudo de Caso. Desse modo, pretendo responder a seguinte pergunta: A colaboração em Dança é apenas um fenômeno do mundo contemporâneo, presente em diversas áreas do conhecimento, ou pode ser descrita como um dispositivo teórico-metodológico, tanto artístico quanto pedagógico? O objetivo, portanto, é mapear e discutir este saber-fazer presente na prática docente da escola, o Processo Criativo Colaborativo – PCC como meio de aprendizagem artística e acadêmica. Trata-se de um saber-fazer introduzido pela docente e dançarina Eni Corrêa, na década de 1970, no Grupo Coreográfico da ETDUFPA, e desenvolvido pelos novos artistas-professores nos cursos livres e que permaneceu no curso técnico, com o propósito de potencializar a criação individual e coletiva dos intérpretes-criadores. Para afirmar que esse saber-fazer está há mais de duas décadas na escola, o estudo reúne, de modo analítico, os procedimentos aplicados para o PCC na condição de dispositivo teórico-metodológico em dança. Registra também os procedimentos desenvolvidos pelos docentes para o aprendizado do PCC, a partir dos vestígios encontrados nos mais diversos tipos de documentos existentes na escola, como fotografias, reportagens e relatos das experiências dos docentes introdutores desse processo artístico-pedagógico. A colaboração é tomada como um eixo norteador das atividades de ensino e de aprendizagem dos processos criativos dos docentes de dança da ETDUFPA. Ampliar o horizonte teórico sobre PCC pode viabilizar o treinamento de um dispositivo que ainda não se encontra formalizado em livros e textos acadêmicos; permitirá também que o abordemos metodologicamente em sala de aula, nas escolas de dança e em processos artísticos. A história da ETDUFPA e o trajeto dos seus professores auxiliam a evidenciar o dispositivo teórico-metodológico do PCC nesta escola.
This research has as an epistemo-methodological starting point the ethno-research. As the focus is on teaching activities in the School of Theatre and Dance at the Federal University of Pará-Brazil- ETDUFPA, to which I belong, I herein attempt, in part, a self-ethnography, complemented with a Case Study. Thus, I intend to answer the following question: the Collaboration in Dance is only a phenomenon of the contemporary world, present in various areas of knowledge, or can be described as a theoretical-methodological device both artistic and pedagogical? The aim is to map and discuss this know-how, present in our teaching practice, the Collaborative Creative Process – CCP, as a means of artistic and academic learning. It´s a know-how introduced by teacher and dancer Eni Corrêa, in the 1970s, in the Choreographic Group of ETDUFPA, and developed by new artist-teachers in free courses who remained in the technical course in order of empowering the individual and collective creation of artist-creators. To say that this know-how is asserted for more than two decades, at the school, the study gather analytically applied procedures to CCP, in condition of theoretical-methodological device in dance. It chronicles the procedures developed by dance teachers for learning of CCP, from the remains found in various types of documents, in the school, such as photographs, reports and accounts from experiences of pedagogical-artistic method of teachers introducers. The collaboration is taken as a guiding axis of teaching and learning activities of dance teachers’ creative processes of ETDUFPA. Broading the theoretical horizon of CCP can facilitate the training of a device that has not yet been formalized in books and academic texts; will also allow our methodological approach in classroom, in dance schools and artistic processes. The ETDUFPA history and his teachers journey help to highlight the CCP device in this school.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27314
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