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Tipo: Tese
Título: What a drag! Etnografia, performance e transformismo
Autor(es): Passos, Fernando Antônio de Paula
Autor(es): Passos, Fernando Antônio de Paula
Abstract: O presente trabalho trata da presença de homens vestidos de mulher na cena pública soteropolitana: o transvestismo como oportunidade para desconstruir polaridades de Gênero. Trata-se de uma abordagem etnográfica, misturando reflexões sobre etnografia e transformismo, para pulverizar e re-significar as apresentações cênicas ditas marginais no âmbito das revisões de perspectivas e de assuntos nas artes cênicas no Brasil. Sendo uma autoetnografia transformista, onde a escritura encontra a performance, este estudo comporta trejeitos da escrita performativa, para tentar atender o “ser” da performance, assim como a sua ontologia, ou seja, a representação sem reprodução. Considera ainda as encenações do desaparecer e, ao escrever sobre o indocumentável evento da performance, tem consciência de que altera o próprio evento. Assim, também compreende: os Rastros do Desaparecimento, a Presença do Corpo em Performance, o Cross-dressing ou Transvestismo ou Transformismo, a Política/Poética Camp, Alteridade, ou as representações transnacionais do feminino coreográfico, uma grafia acerca dos Global Queerscapes, a drag queen na atualidade soteropolitana, em uma Epistemologia Drag, assim como, Nacionalidade, Transformismo e Homocultura nos cortejos e movimentos políticos públicos, em Salvador, e sua aproximação com a figura icônica da Carmem Miranda, que tem sido apropriada por homossexuais transvestidos, em todas as latitudes, como o epítome camp do excesso e da frescura internacionais.
What a Drag!: Ethnography, Performance and Female Impersonation by Fernando Antonio de Paula Passos examines the performative presence of cross-dressed men in Salvador’s public scenes: cross-dressing as the opportunity for the deconstruction of gender polarities. It consists of an approach that blends self-reflexive ethnography with issues of female impersonation and cross-dressing in order to study the multiplicity of their performances, their re-signification, their relatively recent arrival in the context of revisionist perspectives and subject matters in the academic field of the performing arts in Brazil. Incorporating concepts of auto-ethnography and theoretical transvestism, it brings together writing and performance in what is now known as performative writing, as it struggles to uncover what the “being” of performance is all about. In dealing with the ontology of performance as representation without reproduction, it is particularly focused on issues of disappearance. It is also aware that writing about the undocumentable event of the performance alters that same event. It also deals with: traces of disappearance, the presence of the body in performance, cross-dressing, camp, alterity, feminine choreography, Global Queerscapes, drag epistemology, nation, surrealism, pastoral, allegory, political resistance and Carmen Miranda, as the epitome of inter/national camp.
Palavras-chave: Corpo - Performance
Homocultura - Homoerotismo
Desaparecimento
Cross-dressing
Transvestismo - Transformismo - Drag Queen
Coreografia
Etnografia
Surrealismo
Alegoria
Pastoral
Subalterno
Camp
Alteridade
Representações Transnacionais do Feminino
Queerscapes
Body
Disappearance
Gay Culture - Homoeroticism
Female Impersonation
Surrealism
Allegory
Transnational Representations
Queer
Subaltern
Ethnography
Choreography
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27291
Data do documento: 11-Set-2018
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