Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27246
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Indicadores sociais e econômicos de baixo custo e sua utilidade na gestão da interface entre os governos estadual e municipal
Autor(es): Soares Junior, Jair Sampaio
Quintella, Rogério Hermida
Autor(es): Soares Junior, Jair Sampaio
Quintella, Rogério Hermida
Abstract: O Estado vem passando por inúmeras transformações no mundo contemporâneo. A esfera municipal, principalmente, tem sido alvo de atenção crescente pela difusão de práticas descentralizadas de governança dentro do que alguns caracterizaram como um forçado redesenho do estado em resposta a uma situação de crise. Segundo esta linha de pensamento, a trajetória dos governos deveria revelar uma gama de soluções e alternativas inovadoras no desempenho de seus novos papéis. Assim sendo, políticas de saúde, educação, emprego, renda e desenvolvimento local tornar-se-iam crescentemente descentralizadas. Um dos objetivos deste trabalho é, portanto, contribuir com o entendimento crítico deste processo. Para este fim, checam-se correlações entre índices construídos a partir de quatorze diferentes indicadores de desenvolvimento social e doze indicadores de desenvolvimento econômico relativos a quatrocentos e quinze municípios baianos. A partir dos índices obtidos como primeiro resultado desta pesquisa, elabora-se uma análise do papel das administrações nos seus diferentes níveis, sugerindo- se, a título de exemplo, uma política estadual diferenciada de acordo os indicadores individuais de cada grupo de municípios.
Palavras-chave: Indicadores de desenvolvimento social
Indicadores de desenvolvimento econômico
Papel das administrações
Estado da Bahia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27246
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.