Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27205
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eles saíram do caixão e do livro o processo de recriação do romance morto ate o anoitece para o seriado televisivo true blood
Autor(es): Santos, Rodrigo Lessa Cezar
Autor(es): Santos, Rodrigo Lessa Cezar
Abstract: Esta monografia teve como objetivo analisar e compreender o processo de recriação do romance Morto Até o Anoitecer para o seriado televisivo True Blood. A análise foi executada a partir de quatro eixos, que enfocam o enredo, por entendermos que este é o âmbito de maior intersecção entre o seriado recriado e o romance que o originou. Os eixos escolhidos foram: a mudança do ponto de vista, a construção das tramas, a construção dos personagens e o uso dos ganchos de tensão. A metodologia utilizada é o exercício de análise da poética da ficção seriada televisiva, conforme trabalhado no grupo de pesquisa A-Tevê, com ressalvas que dêem conta da análise do processo de recriação, e não apenas do seriado isoladamente. Através dos esforços analíticos, observou-se que o seriado se apropria do universo ficcional de que trata o romance e o expande na forma de novas tramas e maior construção dos personagens.
Palavras-chave: Narrativas seriadas
Adaptação literária
Ficção televisiva
True blood
Morto ate o anoitecer
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27205
Data do documento: 3-Set-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia-Rodrigo-Lessa.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.