Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27182
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marcas do jornalismo no panico na tv a desconstrução da linguagem valores e recursos do jornalismo através da atuação dos mediadores Silvio e repórter vesgo
Autor(es): Freire, Gabriel Camões
Autor(es): Freire, Gabriel Camões
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como propósito fundamental analisar o processo de apropriação e desconstrução do gênero telejornalístico – sua linguagem, seus valores e recursos – no quadro apresentado pelos personagens “Sílvio” e “Repórter Vesgo”, considerados – pela imprensa, telespectadores e pelo próprio programa – os dois principais mediadores do programa de humor “Pânico na TV”. A análise pretende contribuir para os estudos sobre televisão, se propondo discutir as interfaces e imbricações que surgem na relação entre os campos do jornalismo e do entretenimento. Desse modo, pretende-se analisar como um programa de humor, através da atuação de seus dois mediadores, convoca do telespectador o hábito de audiência de programas telejornalísticos e sua experiência sobre a historicidade e a atualidade de elementos da esfera televisiva, para que o público as reconheça e que o humor produzido pela desconstrução dessa linguagem e desses elementos tenha efeito. Portanto, há de se observar este jogo de encenação proposto pelos dois personagens do quadro analisado do “Pânico na Tv”, que lançam mão da utilização de valores, recursos técnicos e até da retórica telejornalística. Este jogo tem o objetivo de convocar o reconhecimento destes elementos por parte do público, que os vê dentro de um novo ambiente, que pauta a linha humorística deste programa. Por isso, o trabalho pretende também contribuir para os estudos sobre telejornalismo, se propondo a compreender como um programa que integra a esfera do humor televisivo dialoga com o jornalismo, se reapropriando dos elementos que o constituem como instituição socialmente reconhecida e desconstruindo-os como substrato para produção do humor, através da atuação dos dois mediadores analisados.
Palavras-chave: Panico na tv
Telejornalismo
Mediador
Performance
Humor televisivo
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27182
Data do documento: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Camoes-MONOGRAFIA.pdf782,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.