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Title: O tamanco e o vaqueiro: um estudo dos elementos espetaculares da dança dos vaqueiros do Marajó, em Belém do Pará
Authors: Azevedo, Maria Ana Oliveira de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Martins, Suzana Maria Coelho
Keywords: Dança Parafolclórica;Grupos Parafolclóricos;Cultura do vaqueiro marajoara;“Parafolclórica” Dance;“Parafolclóricos” Groups;Culture of “marajoara” cowboys
Issue Date: 30-Aug-2018
Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal a investigação de uma dança parafolclórica, denominada de Dança dos Vaqueiros do Marajó, que é interpretada por grupos parafolclóricos da ilha do Marajó e da cidade de Belém, do Estado do Pará. Buscando realizar um estudo dos seus elementos espetaculares, investigamos a indumentária, o acessório, a música, a coreografia, o sapateado com tamanco, além do movimento do galope e do gesto de laçar o boi. Para isso, foi analisado o grupo parafolclórico Os Baioaras, o qual tem essa dança em seu repertório de shows. Na Dança dos Vaqueiros do Marajó, os dançarinos executaram movimentos que ressaltaram o gesto cotidiano do vaqueiro marajoara, transportando-nos a uma imagem do homem do campo, construída coreograficamente. Para esse estudo tivemos que incurcionar na cultura cabocla do vaqueiro marajoara, considerando que alguns de seus aspectos estiveram presentes nessa dança. Buscamos também ampliar o discurso sobre o processo de organização dos grupos parafolclóricos no Estado do Pará. Este estudo possibilitou além do registro da Dança dos Vaqueiros do Marajó, a contribuição para a ampliação de novos conhecimentos no campo das Artes Cênicas.
This is a piece of work, which the main objective was the investigation of a “parafolclórica” dance. It was called “Marajó Cowboys Dancing”. “Parafolclóricos” groups from Marajó Island and Belém City, state of Pará, perform it. As we tried to make a study of its fantastic elements we investigated their garments, clothing requisites, music, choreography, the tap dance with their clogs also the movement of the gallop and the gesture of the cow’s lacing. For that reason the “parafolclórico” group – The Baioaras – was analysed. This group has this dance in its repertory of shows. In the Marajó Cowboys Dancing, the dancers performed some movements that pointed out the gestures of the “marajoara” cowboys. Making us go back to a countryman image. This visual was formed using choreography. In order to get information we had to get into the country people culture of the “marajoara” cowboy, considering that some of their aspects were present in this dance. We tried to increase the speech about the “parafolclóricos” groups organization process in the state of Pará. This work made possible the registration of “The Marajó Cowboys Dancing” as well as the contribution for the enlargement of new knowledge in the Scenic Arts area.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27161
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