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Title: Referências, reivindicações e resistências críticas na construção narrativa d’o vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge
Authors: Cerqueira, Cláudia da Cruz
???metadata.dc.contributor.advisor???: Cunha, Eneida Leal
Keywords: Autoconsciência;Contemporaneidade;Cultura
Issue Date: 29-Aug-2018
Abstract: Este estudo da obra O vento assobiando nas gruas (2002), de Lídia Jorge, tem o objetivo de explorar analiticamente as evidências de seu jogo de vozes. Com esse propósito observar como se constroem as evidências de uma voz narrativa feminina. Explorar, portanto, a condição da intelectual contemporânea que, ao exercitar a escrita, a partir dessa elaboração autoconsciente (aquela em que a literatura tem como tema sua própria construção), procura intervir no espaço público pela palavra. Está implícito, no direcionamento dessa questão, a importância do leitor em atividade crítica e se evidencia nessa perspectiva uma proposta da escritora-intelectual de provocar o leitor comum. Para Lídia Jorge, tanto a crítica quanto a prosa de ficção são construções discursivas cujas interseções são passíveis de problematização. Em O vento assobiando nas gruas, a narrativa autoconsciente propõe-se como uma literatura dialógica, oferecendo as condições para a visualização de um contexto histórico, social e econômico. É possível, através desse efeito de real, elaborar uma consciência das impressões autocríticas da escritora da cultura contemporânea.
This study of Lidia Jorge’s novel O vento assobiando nas gruas (2002) (“The wind whistling in the cranes”) aims to explore the marks of its interplay of voices in an analytical way and, to serve this purpose, investigate how the evidence of a feminine narrative voice is constructed. Hence, this work seeks to examine the condition of the contemporary intellectual who in his/her writing process chooses a self-conscious approach (one in which the construction of literature itself is used as a theme), seeking to intervene in the public space through the word. The way this issue is conducted entails the importance of the reader in critical activity and renders evident the writer-intellectual attempt to provoke the common reader. For Lidia Jorge, both critical and prose fiction are discursive constructions whose intersections are subject to problematization. In O vento assobiando nas gruas, the self-conscious narrative is meant as a dialogical literature, providing the conditions for the visualization of a historical, social and economic context. Through this effect of the real, it is possible to grasp a perspective of the writer’s self-critical impressions of contemporary culture.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27145
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