Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27139
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O que é notícia nos jornais Extra e O globo: análise de como a linha editorial influencia nos critérios de noticiabilidade
Autor(es): Melo, Simone Albuquerque
Autor(es): Melo, Simone Albuquerque
Abstract: A questão sobre o que torna um acontecimento noticiável tem intrigado pesquisadores desde a fundação do campo jornalístico, com a consecução de diversas teorias e listas que enumeram quais critérios os jornalistas utilizam na hora de selecionar o que será publicado. O presente trabalho tem como objetivo analisar, considerando a rede imaterial que permeia a noticiabilidade, como a linha editorial de um produto influencia no que é selecionado como notícia. O trabalho partiu de uma revisão de literatura sobre noticiabilidade e se desdobrou na realização de uma análise qualitativa e quantitativa a partir da comparação dos destaques das homes dos sites do jornal popular Extra e do quality paper O Globo. Os dois veículos funcionam atualmente com um modelo de Redação integrada na sede da empresa Infoglobo, no Rio de Janeiro. Possuem, portanto, condições de trabalho e disponibilidade de materiais semelhantes. Nesta última etapa, foi possível verificar que os veículos selecionam acontecimentos, pessoas e instituições diferentes como notícia ou destacam aspectos diferentes do que é selecionado em comum, o que aponta para seleção a partir da identidade editorial dos produtos.
Academics have followed the question whats is news since journalism has started to be considered as a field. Many theories were written and they usually list what were the news values that journalists use when they have to choose what will be published. This present work has the goal to analyse how organizational factors, specially the identity of a product, can affect the way news are selected. The research started with a long and historic review towards newsworthiness and news values and it ended with a comparision between two different newspapers, Extra and O Globo, both published by the same company at Rio de Janeiro, Brazil. The first one is well-known to be a popular newspaper and the second one can be labeled as a quality paper. Finally, the analyse has shown that the two newspapers usually publish different news in the same day or highlight different features of the same event. This prompts the conclusion that editorial factors affect the ways news are selected.
Palavras-chave: Jornalismo
Noticiabilidade
Valor-notícia
Linha editorial
Jounarlism
Newsworthiness
News values
Organizational factors
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27139
Data do documento: 29-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc final colegiado.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.