Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27112
Tipo: Dissertação
Título: “Ser-com-o-outro”: ética e utopia na criação teatral compartilhada
Autor(es): Santos, Eduardo Machado dos
Autor(es): Santos, Eduardo Machado dos
Abstract: Partindo da experiência teatral desenvolvida no Projeto Pleorama, observa-se, nesta dissertação, a dimensão ético-criativa do método-modo chamado aqui de criação compartilhada. No tocante à relação criativa, este trabalho considera as semelhanças com os processos de “criação coletiva” e “colaborativa”, a dinâmica entre as funções, entre os elementos cênicos e entre a concepção e o processo. Na esfera propriamente ética, o enfoque recai sobre as relações interpessoais, partindo da ideia de “normas de convivência” e de encontros que potencializam a ação dos indivíduos, mas analisando também alguns elementos constituintes da relação ética, como a alteridade, o choque de visões de mundo, a relação horizontalidade no encontro com a verticalidade e a escutatória no diálogo criativo em prol da intersubjetividade ou da relação de “ser-com-o-outro”. Por fim, há um mergulho na esfera utópica desta proposta, considerando os temas que atravessaram a criação ao longo do processo de pesquisa, a problematização das relações, a dimensão relacional, chegando, ao mesmo tempo, no questionamento acerca da possibilidade e no sentido de utopia da práxis, como um dispositivo concreto de antecipação do possível.
A partir de l'expérience théâtrale développée dans Pleorama projet, on observe, dans cette thèse, la dimension éthique et créative de la méthode en mode appelé ici la création partagée. En ce qui concerne la relation créative, ce document estime que les similitudes avec les processus de création collective et collaborative, la dynamique entre les fonctions parmi les éléments scéniques et entre la conception et le processus. Dans la sphère éthique appropriée, l'accent est mis sur les relations interpersonnelles, basé sur l'idée de “niveau de vie” et réunions qui améliorent l'action des individus, mais aussi l'analyse des éléments constitutifs de l'éthique, comme altérité, vues de choc monde, la relation entre horizontalité et la verticalité et escutatória au dialogue créatif en faveur de l'intersubjectivité ou de la relation d '”être-avec-le-autre”. Enfin, plongée dans la sphère utopique de cette proposition d'examiner les questions qui ont traversé la création tout au long du processus de recherche, la remise en cause des relations, la dimension relationnelle, à venir en même temps, la question de la possibilité et de l'effet de l'utopie praxis, comme un dispositif de betón à l’avance que possible.
Palavras-chave: Teatro
Criação (Literária, artística, etc)
Utopia
Ética
Intersubjetividade
Criação compartilhada
Éthique
Théâtre
Création partagée
Intersubjectivité
Creation (Literary, artistic, etc.)
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27112
Data do documento: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_eduardo.finalizada.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.