DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27026

Title: Lá lá ele: devaneios, memórias e estados de corpo em três processos coreográficos
Authors: Sanches Neto, Antrifo Ribeiro
???metadata.dc.contributor.advisor???: Passos, Fernando Antonio de Paula
Keywords: Dança;Coreografia;Criação (Literária, artística, etc.);Dance;Choreography;Artistic creation
Issue Date: 21-Aug-2018
Abstract: Este estudo analisa três processos de criação coreográfica a partir da perspectiva do dançarino-criador. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi desenvolvida com base na abordagem compreensiva dos fenômenos estudados, que admite o pesquisador como principal ferramenta metodológica do estudo. Os processos das três cenas que compõem o espetáculo Ideias do Olho, intituladas O Corpo Íntimo do Olhar, O Olhar Contaminado e Uma Experiência na Retina, são analisados sob a luz da Crítica Genética e dos Estudos da Performance (Performance Studies). O estudo intenciona borrar as fronteiras entre prática e teoria artísticas ao realizar uma pesquisa em dança a partir da vivência do próprio pesquisador, que assume o papel de dançarino-criador nos processos criativos analisados. O objetivo é refletir o fazer cênico da dança numa perspectiva contemporânea na intenção de contribuir com o pensamento que produz novas teorias da arte e discute novas abordagens metodológicas em processos criativos. A pesquisa proporciona uma reflexão mais aprofundada acerca do corpo que cria e interpreta a cena da dança ao analisar suas ações como sujeito nos processos de criação artística.
ABSTRACT This study analyzes three creative processes in choreography from the perspective of the dancer/co-creator or performer/co-choreographer. Qualitative research was conducted and based upon a comprehensive approach of the phenomena under scrutiny, which ultimately values the researcher as the main methodological tool. The creative processes of the three scenes that compose the dance piece Ideas of the Eye (The Intimate Body of the Gaze, The Contaminated Gaze, A Retina Experiment) were analyzed in the light of the Genetic Critical Theory and Performance Studies. It intends to blur the boundaries between artistic theory and practice and to carry out dance research from the point of view of the lived experiences of the researcher who places himself in the role of dancer/co-creator in the creative processes that he then analyzes for this writing. It ultimately offers a meditation on the performative making of dances in a contemporary framing in order to contribute to the formation of new theories about art and the new methods involved in dance composition. It also aims at a profound meditation about the body that creates and performs dance by analyzing the body’s actions and agency in the creative processes in choreography.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27026
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Antrifo Ribeiro Sanches Neto.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA