Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27015
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Publicidade, velhice e humor caricatural: o triângulo mais bem casado em busca de potenciais segmentos de mercado
Autor(es): Barbosa, Denise dos Santos
Autor(es): Barbosa, Denise dos Santos
Abstract: A presente monografia busca analisar comerciais humorísticos com a presença da pessoa idosa e do humor com o objetivo de verificar quais papéis a pessoa idosa desempenha na narrativa. Diante dos dados demográficos informando o envelhecimento da população brasileira, percebemos indivíduo idoso está comparecendo com frequência no contexto midiático. Nos comerciais humorísticos a pessoa idosa desempenha papéis dúbios com o intuito de aproximar o cliente da marca através do riso. Assim, buscamos identificar como a inserção do humor em peças publicitárias possibilitou o comparecimento do indivíduo idoso em campanhas de produtos que não são público-alvo. Selecionamos para análise cinco comerciais das seguintes marcas Telecom (atualmente marca Oi), Garoto, Havaianas, Kleenex e Brastemp. Dessa forma, concluímos, por meio de análise que a pessoa idosa tem a função narrativa de legitimar, consolidar e fidelizar a marca.
Palavras-chave: Publicidade
Consumo
Humor
Caricatura
Velhice
Envelhecimento
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27015
Data do documento: 21-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.