DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Comunicação >
Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC (Produção Cultural) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27015

Title: Publicidade, velhice e humor caricatural: o triângulo mais bem casado em busca de potenciais segmentos de mercado
Authors: Barbosa, Denise dos Santos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Keywords: Publicidade;Consumo;Humor;Caricatura;Velhice;Envelhecimento
Issue Date: 21-Aug-2018
Abstract: A presente monografia busca analisar comerciais humorísticos com a presença da pessoa idosa e do humor com o objetivo de verificar quais papéis a pessoa idosa desempenha na narrativa. Diante dos dados demográficos informando o envelhecimento da população brasileira, percebemos indivíduo idoso está comparecendo com frequência no contexto midiático. Nos comerciais humorísticos a pessoa idosa desempenha papéis dúbios com o intuito de aproximar o cliente da marca através do riso. Assim, buscamos identificar como a inserção do humor em peças publicitárias possibilitou o comparecimento do indivíduo idoso em campanhas de produtos que não são público-alvo. Selecionamos para análise cinco comerciais das seguintes marcas Telecom (atualmente marca Oi), Garoto, Havaianas, Kleenex e Brastemp. Dessa forma, concluímos, por meio de análise que a pessoa idosa tem a função narrativa de legitimar, consolidar e fidelizar a marca.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27015
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC (Produção Cultural)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DENISE BARBOSA - PUBLICIDADE, VELHICE E HUMOR CARICATURAL - O TRIÂNGULO MAIS BEM CASADO EM BUSCA DE POTENCIAIS SEGMENTOS DE MERCADO.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA