Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27006
Tipo: Tese
Título: Berimbau sim, berimbau não: um estudo sobre a profissionalização em música a partir da Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê – Obadx
Autor(es): Brasil, Anderson
Autor(es): Brasil, Anderson
Abstract: Este trabalho tem como tema a profissionalização de jovens na área de música através de projetos sociais. A pesquisa de doutorado foi realizada com a Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê (OBADX), cujos músicos são alunos egressos da Escola de Educação Percussiva Integral (EEPI), situada em um contexto urbano onde os jovens vivem em condição de vulnerabilidade social sendo, frequentemente, expostos a situações de violência. De posse de informações obtidas a partir de minha pesquisa de mestrado, inquietou-me saber como se construiu a formação profissional desses jovens dentro do olhar da Educação Musical, enquanto área autônoma de conhecimento, perguntando: De que modo o projeto social EEPI contribuiu para a profissionalização dos músicos da OBADX? Nesta pesquisa, se tornam pedra fundamental os trabalhos de Freidson (1988/1994/1996), Travassos (1999), Morato (2010), Simões (2011) e Pichoneri, (2006) para responder à pergunta desta pesquisa. São construídas também algumas discussões com teóricos contemporâneos, tais como Athayde e Meireles (2014), Bauman (1997/2001/2003/2005), Heller (1999), Morin (2005), Mauss (1974), Brandão (1983), Santos (1988/1999) e Zaluar (2006), intercalados autores da Educação Musical como Santos (2004), Kater (2004), Kleber (2014), Brasil (2014) e Santos (2014), na busca de compreender a tessitura social que envolve os projetos sociais, bem como eles estão situados na sociedade contemporânea. Por meio dos resultados alcançados nesta pesquisa comprovo que a Educação Musical tem se revelado como uma área de conhecimento que pode ser transformadora e, consequentemente, de grande importância na formação profissional, não só pelos dados que emergiram da dissertação de mestrado, mas pela concretude dos trabalhos de tamanha relevância cultural e artística produzidos pela OBADX. Alcanço, nesta pesquisa, que a construção social da profissão de músico dos aqui entrevistados perpassa diferentes contextos e diferentes dimensões, tais como: a capoeira, os projetos sociais e as diversas práticas musicais não escolares.
Palavras-chave: Música - instrução e ensino
Projetos Sociais
CNPq: Artes/Música
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS/UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27006
Data do documento: 21-Ago-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ANDERSON BRASIL.pdf7,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.