Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26823
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O constructo assédio moral na relação aluno-professor na perspectiva de professores universitários
Autor(es): Paixão, Roberto Brazileiro
Melo, Daniel Reis Armond de
Souza-Silva, Jader Cristiano de
Néris, Jorge Santos
Autor(es): Paixão, Roberto Brazileiro
Melo, Daniel Reis Armond de
Souza-Silva, Jader Cristiano de
Néris, Jorge Santos
Abstract: O objetivo geral deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão do constructo assédio moral na relação aluno-professor. Tal conceito, de cunho geral, leva ao questionamento de como esse constructo é compreendido por professores universitários que o vivenciam em suas práticas de trabalho. No sentido de responder ao questionamento, foram realizadas 42 entrevistas com docentes universitários. Os dados coletados foram tabulados e organizados por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados indicam seis discursos coletivos, que têm como ideias-chave: constrangimento ao professor, pressão para obter vantagens, falta de respeito, condutas difamatórias recorrentes, obstáculos ao propósito da docência e ameaça à integridade moral e física. O aprofundamento do entendimento do assédio moral na relação aluno-professor é relevante, pois contribui para uma maior consciência e reflexão sobre comportamentos destrutivos que não são mais aceitáveis no estágio evolutivo da sociedade moderna e, sobretudo, que ainda ocorrem em um grupo social no qual se propõe precipuamente formar cidadãos socialmente responsáveis e moralmente íntegros.
Palavras-chave: Assédio moral
Ensino superior
Relação aluno-professor
Discurso do sujeito coletivo
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: USP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26823
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Constructo Assédio Moral na Relação Aluno-Professor na Perspectiva de Professores Universitários.pdf469,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.